Estudo da Google Portugal conclui que mais de metade das pessoas (63%) pondera fazer compras na Black Friday (29 de novembro).
Comentários: 0
Portugueses cada vez mais atentos à Black Friday, mas o “consumo continua até ao Natal”
Pexels/Pixabay

A febre da Black Friday está a chegar, com a “sexta-feira negra” dos descontos a acontecer já a 29 de novembro. Um dia que está a passar cada vez menos ao lado dos portugueses. Segue-se depois a Cyber Monday (2 de dezembro) e o Natal. Uma época, portanto, de (muitas) compras.

O consumo continua até ao Natal, o que significa que o Black Friday não é um momento isolado”, disse Joana Bastos, industry manager (diretora para a área da indústria) na Google, em comunicado.

Segundo a Lusa, que se apoia num estudo da Google Portugal, mais de metade (63%) dos portugueses pondera este ano fazer compras na Black Friday. Dados que mostram que a data “está cada vez mais enraizada em Portugal”, sendo atualmente “um dos grandes momentos de consumo dos portugueses”, conclui a tecnológica.

Em 2018, a semana da Black Friday em novembro “foi a semana do ano que registou o maior número de pesquisas no Google em Portugal, sendo a maioria realizada em dispositivos móveis, o que mostra que a busca por oportunidades, ofertas e promoções pode acontecer a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo”, lê-se no documento. De referir ainda que as pesquisas por Black Friday “crescem 34% de ano para ano e ocorrem durante todo o mês de novembro”.

Segundo Joana Bastos, a Black Friday é “um dos principais momentos de consumo em Portugal”, pelo que “é normal que os consumidores estejam mais predispostos à informação das marcas e, por outro lado, que as marcas procurem múltiplas fórmulas e estratégias para chegar ao consumidor".

De acordo com o estudo – foi realizado em julho e envolveu mais de 5.000 pessoas –, o consumidor português é cada vez “mais omnicanal”, ou seja, tanto compra online como na loja física. E mais: quase dois terços (64%) dos consumidores ponderam comprar online.

E que que tipo de produtos compram os portugueses? Mais de metade (56%) das vendas na Black Friday correspondem a vestuário e calçado, seguindo-se no ranking artigos de tecnologia (49%), perfumes e cosmética (24%), eletrodomésticos (21%) e brinquedos (16%).

De referir ainda que a maioria das compras (58%) destina-se sobretudo ao próprio consumidor. Seguem-se nas escolhas as prendas de Natal (29%) e as compras para familiares e amigos (27%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta