Este será o novo formato de número de matrícula: “AA 00 AA".
Comentários: 0
Novas matrículas chegam em fevereiro: chapas sem referência ao ano e mês dos veículos
Photo by Dan Gold on Unsplash

As novas chapas de matrícula dos carros já estão aprovadas e devem começar a circular nas estradas no final de fevereiro. As principais novidades são estas: vão passar a ter quatro letras e dois números – em sentido inverso à série atual -, mas também vão perder a referência ao ano e mês. A cor amarela também cai.

Do atual modelo de números de matrículas, constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, estavam ainda disponíveis para serem atribuídas no início deste ano, cerca de 60.220 matrículas. “Prevê-se que este modelo, do qual desde 25 de maio de 2005 até agora, foram reservadas 5.109.263 matrículas, se esgote no final do próximo mês de fevereiro”, lê-se no comunicado divulgado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Com o novo formato de número de matrícula, “AA 00 AA”, passa a ser utilizado um novo modelo de chapa para a generalidade dos veículos, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo. Serão também eliminados, em todos os modelos, “os traços separadores de grupos de caracteres, mantendo-se no entanto um espaçamento entre o grupo de caracteres”.

Novas matrículas chegam em fevereiro: chapas sem referência ao ano e mês dos veículos
Carros IMT

O ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a identificação dos mesmos, segundo o IMT. Portugal era, até agora, o único país dos 28 Estados-Membros da União Europeia (UE) que apresentava estes elementos na respetiva chapa.

“Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matrícula e não o ano e mês do veículo, elementos que nada têm a ver com o número de matricula”, explica o instituto.

As chapas de matrícula da série atual e das séries precedentes mantêm-se válidas, não sendo obrigatório efetuar a troca. No caso de substituição da chapa de matrícula os proprietários dos veículos podem optar pela colocação de chapas de matrícula dos modelos da nova série ou do modelo de chapa de matrícula em vigor à data da matrícula do veículo em território nacional.

Novas matrículas chegam em fevereiro: chapas sem referência ao ano e mês dos veículos
Ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos IMT

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade