Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quanto se vai poupar na fatura da luz com o novo IVA?

ECO via Governo
ECO via Governo
Autor: Redação

A fatura da luz vai baixar ainda este ano, já que os impostos sobre a eletricidade vão diminuir a partir de dia 1 de dezembro de 2020 – o Governo aprovou recentemente, em Conselho de Ministros, a aplicação de taxas de IVA diferenciadas em função de escalões de consumo. Fica a saber quanto se pode poupar na fatura ao final de um ano.

Segundo o ECO, que se apoia em dados revelados pelo Executivo, considerando os contratos no mercado regulado, a poupança anual chegará a 18,50 euros para um casal com dois filhos, mas chega aos 27,80 euros para as famílias numerosas.

“O decreto-lei estabelece para todos os contratos incluídos na Baixa Tensão (BTN) até uma potência contratada de 6,9 kVA (limite da tarifa social de energia) a aplicação da taxa de 13% ao consumo até 100 kWh (por período de 30 dias), aplicando-se ao remanescente a taxa normal de 23%. Este escalão de consumo, para efeito de aplicação da taxa de IVA de 13%, é majorado em 50% (i.e. 150 kWh) para as famílias numerosas (os agregados com cinco ou mais elementos)”, explica o Governo.

O Governo calculou a poupança estimada para vários tipos de agregado familiar. Toma nota das simulações.