Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IEFP: Desempregados voltam a ter de procurar emprego de forma presencial

Até agora, havia o dever de manter a procura ativa de emprego, mas essa busca deveria ser feita, sempre que possível, à distância, devido à pandemia..

Photo by Javier García on Unsplash
Photo by Javier García on Unsplash
Autor: Redação

Os desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) têm de voltar a procurar emprego de forma ativa, a partir desta terça-feira (27 de abril de 2021), mesmo que isso implique deslocações presenciais. Recorde-se que a procura presencial estava suspensa desde janeiro, por causa do novo confinamento devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o Despacho n.º 4225-A/2021 do Governo, e “atendendo à atual evolução da situação pandémica e à realidade epidemiológica vivida em Portugal”, mostram-se reunidas as condições para o “prosseguimento da estratégia de levantamento progressivo das medidas de confinamento”.

Assim, neste contexto, indica o documento, “não se verifica a necessidade de manter a suspensão da obrigatoriedade do cumprimento do dever de procura ativa de emprego, bem como da sua demonstração perante o serviço público de emprego, quando envolva deslocação presencial”.

Até agora, os desempregados tinham o dever manter a procura ativa de emprego, mas essa busca deve ser feita, “sempre que possível”, à distância, privilegiando-se os meios digitais, tal como o idealista/news noticiou.