Atividade económica portuguesa teve uma “recuperação significativa” em março e abril de 2021, em termos homólogos.
Comentários: 0
Economia portuguesa recupera em março e abril mas ainda está abaixo de 2019
INE

A atividade económica portuguesa teve uma “recuperação significativa” em março e abril de 2021, em termos homólogos, mas continua a estar abaixo dos níveis de atividade verificados no pré-pandemia da Covid-19, ou seja, em 2019. Esta é uma das conclusões a retirar da Síntese Económica de Conjuntura Abril de 2021, divulgada esta quarta-feira (19 de maio de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A informação disponível para março e abril revela taxas de variação homólogas positivas, mais intensas no último mês, após taxas negativas desde o início da pandemia. Esta evolução deve-se em grande medida a um efeito de base, visto que, pela primeira vez, decorrido um ano, a comparação incide sobre meses já fortemente afetados pela pandemia (março e abril de 2020). Ainda assim, em geral, os indicadores observados ainda não atingiram os níveis do período homólogo de 2019. Entre as exceções, são de salientar dois indicadores associados ao investimento, vendas de cimento e importações de máquinas”, lê-se no documento.

Segundo a mesma fonte, “o indicador de atividade económica registou um acentuado aumento em março, após os agravamentos verificados nos dois primeiros meses do ano”. “O indicador quantitativo de consumo privado registou em março uma redução em termos homólogos menos intensa, registando o valor mais elevado desde março de 2020. O indicador de investimento também registou um crescimento muito acentuado em março, depois das variações homólogas negativas registadas nos dois primeiros meses do ano. Em abril, o indicador de clima económico apresentou uma expressiva recuperação”, conclui o INE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade