Comentários: 0
Confiança dos consumidores e clima económico voltam a níveis do início da pandemia
INE

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram “significativamente” em abril, à semelhança do mês anterior, para níveis do início da pandemia da Covid-19, indicou esta quinta-feira (29 de abril de 2021) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, “em abril, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente, à semelhança do mês anterior, aproximando-se do nível observado em março de 2020”, mês marcado pela chegada a Portugal do novo coronavírus.  

No que diz respeito “ao indicador de clima económico, aumentou de forma expressiva em março e abril, superando ligeiramente o nível observado no início da pandemia (março de 2020)”, adianta o INE.

Segundo o instituto, o indicador de confiança dos consumidores recuperou de -20,2 pontos em março para -17,1 pontos em abril e o indicador de clima económico avançou de -0,7 pontos para 1,0 pontos.

“Em abril, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços. A melhoria dos indicadores de confiança e de clima em março e abril ocorreu num contexto de abrandamento significativo dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia Covid-19 face ao observado nos meses anteriores”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade