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Certificado digital de vacinação tem prazo de validade: como renovar o documento

Certificados digitais têm uma validade de seis meses, a contar da data da segunda inoculação da vacina.

Via https://www.spms.min-saude.pt/
Via https://www.spms.min-saude.pt/
Autor: Redação

O certificado digital de vacinação tem prazo de validade e essa informação vai passar a constar no documento. O certificado caduca 180 dias depois da data da última inoculação da dose da vacina contra a Covid-19, o que quer dizer que, depois disso, será preciso renová-lo.

Na semana passada, centenas de profissionais de saúde, funcionários e utentes de lares de idosos, entre outros - os primeiros a serem vacinados em Portugal -, começaram a receber mensagens de alerta no telemóvel a informar de que o selo dos seus certificados de vacinação expiraram. Muitos, aliás, foram apanhados desprevenidos, tal como noticiou a RTP.

Mas a partir de agora, segundo avança o jornal Expresso, no fim do documento vai surgir a seguinte mensagem: “Por motivos de segurança, este documento é válido até ao dia X (inclusive). Este certificado será regularmente renovado, pelo que se sugere a repetição da sua solicitação decorridos 30 dias desde a sua emissão e até ao termo do prazo de validade indicado”.

Como renovar o certificado digital

Renovar o certificado digital de vacinação é relativamente simples. Bastará para isso solicitar um novo certificado através da app SNS24 ou do portal SNS24 em sns24.gov.pt, ou ainda num dos balcões dos 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental. 

Segundo esclarecimentos dados pelos Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde “todos os que consultaram o seu certificado na app ou no portal desde o dia 21 de julho obtiveram, automaticamente, um certificado com validade de 180 dias a contar da data dessa consulta”.