Inquérito do INE revela impacto da Covid-19 na situação financeira e no rendimento de quem vive e trabalha em Portugal.
Comentários: 0
situação financeira das famílias
Foto de Kindel Media en Pexels
Lusa

Uma maioria de 69% das famílias em Portugal consideraram que a sua situação financeira era semelhante à anterior à pandemia, 28% que piorou e 3% que melhorou, conclui um inquérito do INE divulgado esta quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2021.

Num comunicado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) precisa que o Inquérito à Situação Financeira das Famílias de 2020 agora divulgado, realizado entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, também conclui que o impacto da pandemia na situação financeira e no rendimento das famílias foi maior nas famílias que dependiam do rendimento do trabalho no período anterior à pandemia.

Os perfis de famílias mais afetadas pela crise da Covid-19

Entre as famílias em que o indivíduo de referência (que na maior parte das famílias é o indivíduo com maior rendimento) estava a trabalhar antes da pandemia, a redução no rendimento foi mais frequente nas de rendimento mais baixo, assim como para aquelas em que este indivíduo tinha um nível de escolaridade inferior ao ensino superior, era trabalhador por conta própria ou do setor do alojamento e restauração, adianta.

trabalhador por conta própria
Foto de Thirdman en Pexels

Em relação às situações de redução parcial do rendimento do trabalho, o inquérito do INE refere que "foram mais frequentes do que a perda de emprego ou a perda total de rendimento", indicando que "a percentagem de famílias em que o indivíduo de referência enfrentou estas diferentes situações foi, contudo, bastante diversa consoante o tipo de família, atingindo valores mais elevados para aqueles com níveis de rendimento e de escolaridade mais baixos".

As situações de 'layoff' ou de apoio a trabalhadores independentes foram mais frequentes nas famílias de rendimento intermédio.

Outra conclusão do inquérito é de que "a maior parte das famílias que registaram redução no rendimento devido à pandemia diminuíram a despesa em bens não duradouros e serviços".

As outras medidas mais frequentes para fazer face à redução do rendimento foram a utilização de poupanças acumuladas ou a venda de bens de valor, o recurso a moratórias para os empréstimos com garantia da residência principal, o adiamento da compra de uma casa, de um carro ou de outro bem duradouro e a ajuda de familiares ou amigos, adianta o documento do INE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade