Agência para a Integração, Migrações e Asilo herda pedidos de residência pendentes que estavam na posse do SEF, agora extinto.
Comentários: 0
Há milhares pedidos de residência pendentes
Imagem retirada do site do Público

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que começou formalmente a trabalhar dia 29 de outubro de 2023, herdou 327 mil pedidos de residência pendentes que estavam na posse do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que ficou oficialmente extinto com a entra em funções da AIMA. Um número que representa mais do dobro dos títulos concedidos pelo SEF em todo o ano de 2022.

Segundo o Público, que se apoia em dados do Ministério da Administração Interna (MAI) – à data de 20 de outubro de 2023) –, do Relatório de Fronteira e Asilo do SEF e do Relatório de Atividades do SEF, são 327 mil os processos de pedidos de autorização de residência que ficam pendentes na hora de fechar SEF, passado esta pasta para as mãos da AIMA.

Um número bem superior aos títulos concedidos em todo o ano de 2022. Nesse ano, 143.081 pessoas receberam o documento de autorização de residência, o valor mais elevado desde pelo menos 2014, quando foram atribuídas cerca de 35 mil autorizações de residência.

À exceção de 2020, ano marcado pelo súbito aparecimento da pandemia da Covid-19, em que a curva desceu ligeiramente (de 129 mil para 118 mil), desde 2016 que os casos em que houve luz verde para a residência de imigrantes têm vindo sempre a subir. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta