Comentários: 0

2014 vai ficar marcado por uma queda contínua nos preços dos combustíveis a nível internacional. E Portugal é dos países da Europa onde mais baixaram os custos para encher o depósito do carro desde o início do ano, segundo dados do Observatório dos Mercados da Energia da Comissão Europeia.

Portugal registou, desde janeiro, uma das maiores quedas da Europa no preço da gasolina, segundo noticia a TSF, frisando que no gasóleo a descida foi mesmo a mais acentuada entre os 28 países da União Europeia.

O preço médio do gasóleo caiu, em Portugal, perto de 14% desde a primeira semana de 2014 até à última segunda-feira, 8 de dezembro, (de 1,38 euro para 1,19 euro), de acordo com cálculos da rádio com base nos dados da CE.

Esta é mesmo a maior descida nos 28 países da União Europeia, em que a descida média ronda os 9% nos últimos 11 meses, algo que se repete se olharmos para os valores sem impostos com uma descida próxima dos 21%. A 8 de dezembro, sem impostos, um litro de gasóleo custaria em Portugal, segundo a UE, perto de 60 cêntimos.

Na gasolina, Portugal foi o sétimo país da UE com uma descida mais acentuada desde o início do ano (-10,6%, acima da média comunitária de -8%), mas ainda tem preços 5 cêntimos acima da média europeia, numa diferença que cresce quando comparamos com os vizinhos espanhóis. Pelo contrário, no gasóleo temos o sétimo preço mais barato da UE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta