Comentários: 0
Sabes ao certo como estão os teus créditos?
GTRES

Artigo escrito por joao.raposo@reorganiza.pt, partner da Reorganiza, para o idealista/news, no âmbito da rubrica "Trocado por Miúdos".

É incrível mas há pessoas que não sabem ao certo quantos créditos têm. E se não sabem ao certo o número de créditos que têm muito menos saberão qual o estado dos mesmos. Como é que isto é possível?

Provavelmente estás habituado a considerar como crédito apenas produtos como habitação, automóvel e pessoal. Mas não te esqueças que um cartão de crédito é uma linha de crédito.

Uma conta ordenado é outra linha de crédito. Ser fiador é assumir a responsabilidade pelo cumprimento de outro crédito. Alguns cartões de lojas, ou hipermercados, são cartões de crédito. Ou seja, geralmente as pessoas têm mais créditos do que pensam num primeiro momento.

Para saberes ao certo quantos créditos e qual a situação de cada um deles é muito conveniente que consultes periodicamente o mapa Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal.

Para acederes a este mapa precisas de ter contigo o número de contribuinte e a senha de acesso ao portal das finanças, ou o pin associado ao cartão de cidadão. Em alternativa podes sempre deslocar-te a uma agência do Banco de Portugal. 

O mapa CRC é atualizado por volta do dia 20 de cada mês e dá informação referente ao mês anterior. Ou seja, se consultares hoje o teu mapa, como foi atualizado no dia 20 de fevereiro, vais poder ver o posicionamento dos teus créditos até ao dia 31 de janeiro. 

O que pode surgir no teu mapa?

Se estiveres a pagar regularmente os teus créditos vais poder ver no mapa a palavra “regular” na mesma linha onde está a prestação e o montante em dívida daquele crédito. Se estiver a palavra “incumprimento” essa linha de crédito aparece com um sombreado cinzento e é sinal que estás em falta com, pelo menos, uma prestação.

Esta situação só desaparece quando regularizares o atraso. Atenção, é impossível que alguém te dê crédito se estiveres com incumprimento em qualquer instituição.

Existe também a possibilidade de teres uma linha de crédito com a palavra “potencial”. Se tal acontecer significa que é um montante de crédito que tens ao teus dispor, mas que não estás a beneficiar no momento.

Isto pode acontecer com o valor do cartão de crédito que não estás a utilizar, mas que a qualquer momento podes vir a recorrer. Ou também pode aparecer nas linhas de crédito das quais és fiador.

Ou seja, hoje não está a contar como uma prestação da tua responsabilidade, mas a qualquer momento, se o titular do crédito incumprir, podes vir a ter de responder sobre esse valor. Há muitos cuidados que deves ter antes de seres fiador.

Não te esqueças de, se fores casado com o regime geral ou de comunhão total de bens, os créditos de um cônjuge são também da responsabilidade do outro. 
Por todos estes motivos há portugueses que respondem no imediato que têm dois ou três créditos. Depois começam a verificar ao pormenor e afinal têm mais do que pensavam inicialmente.

Um simples conselho e que pode evitar muitos dissabores: não deixes para amanhã a consulta das tuas responsabilidades e se precisares de ajuda para baixar os encargos com os créditos consulta um especialista.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade