Comentários: 0
OCDE mais pessimista com a economia portuguesa do que o Governo

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mantém as previsões para Portugal relativas a 2015, mas espera mais crescimento para a economia nacional no próximo ano, ainda que num cenário mais pessimista do que o Governo. Ao mesmo tempo antecipa um défice mais alto, do que nas últimas projeções. 

De acordo com o 'Economic Outlook', citado pela Lusa, a OCDE reviu hoje em alta as previsões para Portugal, esperando que a economia cresça 1,6% em 2015 (contra os 1,3% estimados em novembro) e 1,8% em 2016 (acima dos 1,5% anteriormente previstos).

A OCDE espera, assim, o mesmo crescimento que o Governo português para este ano (de 1,6%) mas, para 2016, está mais pessimista, uma vez que o Executivo aponta para um crescimento de 2%, duas décimas de ponto percentual acima da estimativa da OCDE.

Já em relação às perspetivas para o défice orçamental de Portugal, escreve a agência de notícias que a OCDE continua a esperar um défice de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, ligeiramente acima da previsão do Governo (de 2,7%).

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta