Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Euro2016 deverá injetar 609 milhões na economia portuguesa

Gtres
Gtres
Autor: Redação

O Campeonato da Europa de Futebol, que se realiza em França a partir de amanhã (dia 9) e até ao próximo dia 10 de julho, pode ter um impacto na economia portuguesa até 609 milhões de euros. Só a presença na competição já assegura um impacto de 438 milhões.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) para o Diário Económico, só a presença de Portugal na fase de grupos assegura logo um impacto económico de 438 milhões de euros. “Apesar deste cenário se traduzir num insucesso desportivo na competição, a simples participação neste evento resulta em impactos económicos muito fortes: cerca de 110 milhões durante a fase de estágio e 167 milhões pela participação nos três jogos da fase de grupos enquanto Portugal participa na competição. Além disso, iremos continuar a acompanhar a prova sem a seleção portuguesa, o que somará um impacto económico de mais 161 milhões de euros”, lê-se no documento.

O eventual sucesso irá resultar num impacto de 609 milhões em função de “receitas que irão beneficiar diferentes setores de atividade, como as federações, agências de publicidade, agências de meios, empresas de 'catering', transportes, hotelaria, cafés, restaurantes, segurança, limpeza, polícia, empresas de apostas, jornais, canais de televisão, rádio, gasolineiras, marcas desportivas, cervejeiras, hipermercados, entregas de comida ao domicílio, tabaqueiras, agências de viagens e hotelaria entre muitos outros”, conclui o estudo.

Em jeito de comparação com o relatório relativo ao Europeu de 2012, na Ucrânia e na Polónia, regista-se uma evolução: há quatro anos, com menos equipas presentes na fase final, o apuramento com eliminação na fase de grupos equivalia a 420 milhões de euros enquanto uma vitória na competição possibilitava chegar aos 551 milhões.

Segundo o IPAM, “a UEFA espera gerar receitas de 500 milhões de euros no Euro2016 enquanto o Euro2012 obteve perto de 300 milhões”. “Este Europeu apresenta algumas mudanças no formato, nomeadamente o alargamento para 24 equipas. Assim vão realizar-se 51 jogos ao contrário dos 31 no Europeu de há quatro anos”, explica o estudo.