Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal deverá crescer 2% ao ano durante os próximos cinco anos, diz Centeno

Twitter@pt_financas
Twitter@pt_financas
Autor: Redação

Portugal vai continuar a registar um crescimento positivo, ainda que esteja prevista uma ligeira desaceleração. O Governo prevê que o PIB aumente 2,2% em 2018, sendo que o Ministro das Finanças, Mário Centeno, acredita que o país poderá registar taxas de crescimento anuais de 2% durante os próximos cinco anos. O défice vai cair, tal como a dívida, esperando-se, assim, a estabilização do sistema financeiro. 

Em entrevista à Reuters, o ministro das Finanças, citado pelo jornal ECO, disse estar confiante. Se se mantiver “o atual entorno externo, em que a procura externa cresce 4% ou um pouco acima, a Europa cresce próximo de 2%, Portugal pode crescer 2% nos próximos cinco anos“, adiantou.

Embora se antecipe uma desaceleração no próximo ano, Portugal deverá crescer 2,6% ainda em 2017.  “Nós continuamos a considerar a política orçamental muito prudente (…) e o crescimento do PIB é um crescimento muito robusto“, referiu o governante, lembrando que “um crescimento de 2,2% será, se se confirmar, o terceiro maior crescimento do século”.

“A projeção PIB (para 2018) é prudente, alinha em termos técnicos o crescimento do PIB com aquilo que, no estado atual da Economia, consideramos que é o crescimento potencial de Portugal”, vincou Mário Centeno.

“2018 será um ano mais fácil”

Segundo o ministro, “2017 está objetivamente a ser um ano mais fácil do ponto de vista orçamental". "Até pela credibilidade que ganhámos ninguém tem posto em causa as nossas metas e vamos cumpri-las de novo e vamos criar as condições para que 2018 seja também um ano mais fácil“, frisou.

“Os exercícios orçamentais em Portugal tornar-se-ão cada vez mais simples quanto menor for a dívida e quanto menor for o objetivo do défice porque nós já estamos num nível de saldo primário que, enquanto não houver uma alteração do perfil das taxas de juro, nos podemos manter”, explicou Centeno.