
Governo quer “tornar as cidades mais sustentáveis e habitáveis”
“Tornar as cidades mais sustentáveis e habitáveis deve ser um desígnio de todos com responsabilidades públicas”. Quem o diz é Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, que adianta que o Governo vai avançar com medidas nesse sentido, entre elas reforçar a aposta na mobilidade verde.

Economia portuguesa vai crescer 6,8% em 2022, diz Medina
A economia portuguesa vai crescer 6,8% em 2022, acima dos 6,5% estimados no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), disse o ministro das Finanças esta sexta-feira, dia 30 de dezembro, assinalando que o valor derrota todos os pessimistas.

Ex-chefe de gabinete de Medina na CML nomeada para a gestão da Estamo
A nova vice-presidente da Estamo, a empresa que gere o património imobiliário do Estado, é Fátima Madureira.

PRR de Portugal é aprovado hoje - primeiros fundos vão chegar em breve
O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) vai aprovar esta terça-feira (dia 13 de julho de 2021) o primeiro pacote de 12 Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), entre os quais o português, abrindo caminho ao desembolso dos primeiros fundos do pacote de recuperação.Após

Fim das moratórias em Portugal não deve ser levado com “dramatismo”, diz ministro das Finanças
Com o fim das moratórias públicas de créditos bancários a aproximar-se, começou a desenhar-se um cenário de incumprimento devido à situação delicada que a economia portuguesa atravessa em tempos de pandemia da Covid-19.

Subida de impostos e aumento da austeridade para pagar a crise? Governo afasta cenário
Subida de impostos e/ou aumento das medidas de austeridade para pagar a crise provocada pela pandemia da Covid-19. Este cenário foi a afastado pelo ministro das Finanças, João Leão, esta quinta-feira (15 de abril de 2021).

Marcelo marca eleições para 6 de outubro (e Centeno desiste do FMI)
Agosto arrancou com duas notícias relevantes para a política nacional. No primeiro dia do mês ficou a saber-se que Marcelo Rebelo de Sousa confirmou, oficialmente, a data das próximas eleições legislativas - no dia 6 de outubro de 2019 - e Mário Centeno comunicou que, de momento, vai afastar-se da corrida à liderança do FMI - Fundo Monetário Internacional.

Novo imposto sobre o imobiliário levaria ao aumento do preço das casas, diz Centeno
O ministro das Finanças Mário Centeno disse ser contra a criação de uma nova taxa sobre as mais-valias imobiliárias – a chamada “taxa Robles”. Segundo o governante, com a introdução de um imposto sobre o imobiliário “o mais provável é que os preços subam”.

Centeno presidente do Eurogrupo: "O grande trabalho será feito pelos Estados-membros”
O ministro das Finanças, Mário Centeno, é o novo presidente do Eurogrupo. Foi apontado como favorito, desde o início, tendo vencido à segunda volta de votações: levou a melhor sobre o eslovaco Pierre Gramegan. Centeno junta-se a sete portugueses que ocupam posições de destaque na Europa e no mundo.

Portugal deverá crescer 2% ao ano durante os próximos cinco anos, diz Centeno
Portugal vai continuar a registar um crescimento positivo, ainda que esteja prevista uma ligeira desaceleração. O Governo prevê que o PIB aumente 2,2% em 2018. O Ministro das Finanças, Mário Centeno, acredita que o país poderá registar taxas de crescimento anuais de 2% durante os próximos cinco anos. O défice vai cair, tal como a dívida, esperando-se, assim, a estabilização do sistema financeiro.
vem aí um “resgate suave” a portugal
a comissão europeia está a preparar uma segunda ronda de ajuda a portugal, prevendo a dificuldade de lisboa regressar com sucesso aos mercados em meados de 2014, diz o jornal espanhol el país que cita duas fontes da união europeia.

despacho de gaspar obriga segurança social a até comprar quatro mil milhões de dívida
um dos últimos despachos de vítor gaspar enquanto ministro das finanças, assinado no dia em que pediu demissão (segunda-feira) foi uma portaria que força o fundo de reserva da segurança social (fefss) a comprar até cerca de quatro mil milhões de euros de dívida pública nacional nos próximos dois ano

maria luís albuquerque toma hoje posse como nova ministra das finanças (vídeo)
maria luís albuquerque toma posse esta terça-feira como nova ministra das finanças, ocupando assim o lugar deixado por vítor gaspar, que apresentou ontem a sua demissão.
novas medidas fiscais podem fazer cair irc em 7,5%
as empresas que invistam em portugal ainda este ano poderão beneficiar de uma redução da taxa efetiva de irc até 7,5%, face aos actuais 25% a que são tributadas, anunciou esta quinta-feira o ministro das finanças, vítor gaspara medida, designada por crédito fiscal extraordinário ao investimento (cef
défice aumenta 1.100 milhões num mês
o défice do estado atingiu os 2.704 milhões de euros, no final de abril, cerca de 1.100 milhões de euros acima do que fora registado no final do primeiro trimestre deste ano.

governo admite mais 100 mil desempregados este ano
portugal deverá acumular mais 100 mil desempregados até ao final do ano e a redução de funcionários públicos foi maior que o inicialmente previsto em 2012, indicou a equipa do ministério das finanças.

“troika”: prosseguem reuniões da sétima avaliação com governo
a sétima avaliação da “troika” ao programa de ajustamento português é a mais longa de sempre, sendo que governo e técnicos do fundo monetário internacional (fmi), banco central europeu (bce) e comissão europeia (ce) devem ainda reunir-se hoje durante o dia.

gaspar diz que governo antecipará medidas que guardava “como reserva”
vítor gaspar, ministro de estado e das finanças, revelou que com a revisão em baixa das previsões macroeconómicas o governo terá de antecipar medidas que guardava "como reserva para dificuldades orçamentais".

vítor gaspar diz que portugal está preparado para uma “nova fase”
o ministro das finanças, vítor gaspar, considera que portugal está pronto para uma “nova fase”, que será de “transição para um período de verdadeira transformação da sociedade portuguesa”.

reforma do estado suportada 85% por segurança social e educação
os sectores da segurança social e da educação são as funções sociais do estado que vão suportar a maior fatia do corte de 4,4 mil milhões de euros que o governo tem de fazer no âmbito da reforma do estado.

maioria aprova orçamento do estado para 2013
o orçamento do estado (oe) para 2013 foi aprovado com os votos favoráveis da maioria parlamentar psd/cds-pp.

portugal recebe nota positiva da “troika” e mais 2,5 mil milhões (vídeo)
a sexta avaliação trimestral da “troika” ao programa de ajustamento português decorreu sem grandes problemas, sendo mesmo a avaliação mais rápida desde que portugal pediu resgate financeiro.

governo estuda hipótese de aplicar sobretaxa de 4% só nos subsídios
os deputados da maioria governamental estão a “estudar com o ministério das finanças” a possibilidade de a sobretaxa de 4% do irs ser aplicada nos subsídios de férias e/ou de natal em vez de todos os meses, como prevê a proposta do orçamento do estado para 2013 (oe2013).

vítor gaspar pede aos deputados propostas para cortar na despesa
o ministro das finanças, vítor gaspar, pediu aos deputados do psd e do cds-pp para apresentarem propostas para cortes da despesa do estado entre 500 a 1000 milhões de euroso ministro respondia assim a deputados da maioria que o interpelaram sobre a abertura do governo para propostas ao orçamento do

segurança social só tem dinheiro até 2020
a sustentabilidade da segurança social (ss) tem vindo a diminuir ao longo dos anos, sendo que o actual cenário de crise e austeridade deixam antever o pior. de acordo com o jornal i, as projecções diminuíram 20 anos em dois anos, pelo que o governo prevê que possa haver uma ruptura em 2020.