Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cartões contacless: sete cuidados a ter em conta para evitar dores de cabeça

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

Se tiveres um cartão de pagamento, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, poderás fazer compras de baixo valor de forma mais rápida e mais cómoda – sem que seja necessário passar o cartão ou dispositivo associado pelo terminal. Mas há alguns cuidados que deves ter em conta, para evitar futuras dores de cabeça. O Banco de Portugal (BdP) decidiu deixar sete recomendações aos consumidores. Mostramos-te quais são.

1. Os cartões com tecnologia contactless permitem fazer transações apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático (TPA), sem ter de inserir o PIN

Os cartões contactless são cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN: para o efeito, basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de quatro centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless.

Há cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos com tecnologia contactless. Esta tecnologia também pode ser disponibilizada através do telemóvel, relógios ou pulseiras.

2. A tecnologia contactless é ativada assim que usar o cartão pela primeira vez

A tecnologia de leitura por aproximação (contactless) é ativada assim que utilizar, pela primeira vez, o cartão contactless numa caixa automática ou assim que realizar um pagamento em TPA no qual insira o PIN associado ao cartão.

3. É seguro fazer pagamentos contactless?

O BdP garante que a tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe facilita fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público.

Para fazer um pagamento com tecnologia contactless, é sempre necessário que o comerciante introduza primeiro o valor da transação no TPA. Depois, o cliente terá sempre de confirmar o valor da transação. Confirmado o valor, o cliente terá de aproximar o cartão ao TPA com tecnologia contactless, tipicamente a uma distância inferior a quatro centímetros, para que a transação seja efetuada. O terminal não efetua novas transações até que a transação em curso esteja concluída.

4. Nas transações contactless, há limites aos pagamentos sem PIN

Nos cartões contactless, por razões de segurança, há limites aos pagamentos que podes fazer sem teres de inserir o PIN:

  • Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo permitido (geralmente, 20 euros). Esse valor máximo é definido pela entidade que emitiu o cartão.
  • Existe um limite ao valor de pagamentos consecutivos que podes fazer sem inserires o PIN (geralmente, 60 euros). Esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão.

Informa-te junto da entidade que emitiu o teu cartão (por exemplo, o teu banco) acerca dos limites aplicáveis.

5. Sempre que atingires o limite de pagamentos consecutivos sem inserires o PIN, terás de fazer uma transação com PIN antes de poderes voltar a fazer operações sem teres de introduzir o código secreto

Se atingires o limite de transações consecutivas sem introduzir o PIN (geralmente, 60 euros), só poderás voltar a fazer uma nova transação deste tipo depois de efetuares uma operação, em TPA ou em caixa automática, na qual insiras o PIN do cartão em causa.

6. E mesmo que a transação cumpra os limites definidos, poderás ter de inserir o PIN

Ocasionalmente, poderás ter de inserir o PIN do cartão numa transação feita num TPA contactless, ainda que a transação respeite os limites máximos definidos. Não fiques surpreendido caso isso aconteça: trata-se apenas de uma medida de segurança adicional aplicável a este tipo de transações.

7. Os cartões contactless podem ser usados em TPA sem tecnologia contactless

Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para o efeito, terás de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terás de inserir o PIN do cartão.