Comentários: 0
Casa sem água nem luz era sede de empresa de ouro em Portugal que faturou 16 milhões
Google Maps

Uma pequena casa no concelho de Mira, sem água nem eletricidade há duas décadas, serviu como sede da Pérolas em Movimento, uma empresa de compra e venda de ouro que faturou 16 milhões de euros a outra entidade, a Goldropa, recentemente acusada pelo Ministério Público por fraude fiscal.

A “Pérolas em Movimento” foi criada em 2010, segundo a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, e nunca entregou nenhuma declaração de IVA ou de IRC à Autoridade Tributária (AT). Ainda assim, em 2012 passou faturas de vendas no total de 16,3 milhões de euros a outra empresa exportadora de ouro, a Goldropa, com sede no Porto e instalações em Gondomar, que por sua está a ser investigada por fraude ao Fisco no valor de quase 10 milhões de euros.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) acusou a Goldropa de receber faturas falsas com o objetivo de reduzir os impostos a pagar ao Estado, conseguir reembolsos do IVA indevidos ou encobrir compras de ouro feitas sem recibo. Segundo o MP, a Goldropa teve a colaboração de um ourives em Lisboa que terá criado três empresas falsas para emitir, nos anos de 2011 e 2012, quase 34 milhões de faturas – a Pérolas em Movimento seria uma delas.

A casa utilizada como sede da empresa, um pequeno casebre em Mira, pertencia a um homem que, a troco de 150 euros, terá aceitado receber a correspondência da Pérolas em Movimento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta