Comentários: 0
Sintra: câmara investe cinco milhões na construção de 39 quilómetros de ciclovias
GTRES

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) prevê lançar empreitadas para a construção de 39 quilómetros de ciclovias até 2019, num investimento de cinco milhões de euros. A primeira ligará o bairro da Portela a Mem Martins.

Segundo o presidente da autarquia, Basílio Horta, que confirmou a existência de um plano de ciclovias de 39 quilómetros em todo o concelho, a CMS pretende “melhorar as condições de segurança rodoviária” e de mobilidade, através de um meio de transporte menos poluente, com a criação de “percursos cicláveis seguros e cómodos” que liguem zonas residenciais a áreas verdes.

A primeira empreitada, no valor de 200.000 euros, foi assinada dia 27 de novembro e visa a construção de um circuito pedonal e para circulação de bicicletas numa extensão de 2.800 metros, entre a Portela de Sintra e Ouressa, em Mem Martins.

Citado pela Lusa, o autarca salientou que “está dado o primeiro passo para a criação de uma rede de ciclovias no concelho”.

De referir que a CMS candidatou, inserido no Programa Operacional de Lisboa, financiado com verbas comunitárias do programa Portugal 2020, vários projetos de “mobilidade urbana sustentável”.

Além do reperfilamento da estrada de ligação entre a Portela de Sintra e Ouressa, em 2016, a autarquia tem em apreciação na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) projetos para percursos pedonais e ciclovias entre Colares, Banzão e Praia Grande (945.000 euros), entre Rio de Mouro e Cacém (800.000) e entre Agualva e Mira Sintra (450.000).

A criação de uma rede ciclável nos eixos Agualva-Queluz, Massamá-Casal da Barota e Queluz-Belas (1.990.000 euros) e de ciclovias em Agualva-Cacém (270.000) e da estação ferroviária da Portela de Sintra à Escola Secundária de Santa Maria (89.000) são outros projetos candidatados aos fundos comunitários.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade