Comentários: 0
Ismaelitas compram palácio da Universidade Nova em Lisboa por 12 milhões

Atualmente ocupado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, o Palácio Henrique Mendonça/ Casa Ventura Terra, em Lisboa, vai ser vendido pelo Estado à Fundação Aga Khan por 12 milhões de euros. Os ismaelitas comprometem-se a investir outros seis milhões de euros na reabilitação e adaptação do edifício e a contratar arquitetos portugueses para estes trabalhos.

O Palácio Henrique Mendonça, construído no início do século XX, inclui um parque verde de três hectares e está classificado desde 1982, albergando atualmente uma parte da Nova SBE (School of Business and Economics). Distinguido com o Prémio Valmor e Arquitetura e classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982, o imóvel foi projetado entre 1900 e 1902 pelo arquiteto Ventura Terra para Henrique José Monteiro de Mendonça, roceiro em S. Tomé, tendo ficado concluído em 1909.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, publicada em Diário da República, o encaixe da venda, fechada há duas semanas, será para a Universidade Nova, proprietária desde 1990 do edifício situado na Rua Marquês de Fronteira, nos nºs 18 a 28 e que agora irá ser a sede da Fundação Aga Khan em Portugal - e a primeira sede mundial deste ramo do islão xiita.

Quem é a AKDN?

A Aga Khan Development Network (AKDN) está presente em Portugal desde 1983, através da Fundação Aga Khan, operando na investigação e intervindo directamente nos domínios da educação infantil, exclusão social e combate à pobreza.

A partir da nova residência no recém comprado palácio, o milionário Aga Khan irá liderar uma comunidade mundial de cerca de 15 milhões de fiéis, em mais de 25 países, estimando-se que em Portugal vivam cerca de oito mil ismailis. 

Para os seguidores, Aga Khan é um descendente direto do profeta Maomé através do seu primo e genro Ali, o primeiro imam, e da sua mulher Fátima, a filha do profeta. Quanto às crenças, os ismaelitas acreditam que Alá é o único Deus e seguem os cinco pilares do Islão.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta