Comentários: 1
Agente imobiliário burlado por investidor americano que queria comprar quinta no Douro
GTRES

Aliciado por uma comissão de um milhão de euros, um agente imobiliário do Porto foi burlado por um suposto militar norte-americano. O alegado investidor dizia que estava em serviço no Afeganistão e queria comprar uma quinta para viver no Douro, por cinco milhões de euros e que daria 20% desse valor ao mediador pelo negócio. Afinal, o alegado investidor norte-americano, que tinha contactado o agente imobiliário em julho, era um cidadão camaronês de 40 anos já com cadastro, e já está preso. 

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem a sua detenção por ser suspeito de um crime de burla qualificada de milhares de euros, ocorrido no Porto, com "euros negros". 

Como foi feita a burla?

A PJ, em comunicado citado pela Lusa, explica que o detido usou um anúncio 'online' de uma quinta à venda no Douro por cinco milhões de euros, manifestando ao agente imobiliário "a pretensão de efetuar o pagamento com parte de uma quantia superior a 12 milhões de euros que iria fazer chegar, através de um diplomata, a Portugal". 

Após negociações entre os dois via 'e-mail' e no seguimento do acordo, que previa uma comissão de 20%, o queixoso "veio a ser contactado por um suposto diplomata para transporte do dinheiro", a quem entregou "mais de oito mil euros para pagamento de despesas". 

Foi-lhe então "revelado o conteúdo de uma mala de viagem, com um cofre no seu interior, que conteria 10 milhões de euros em notas dissimuladas por uma substância química, conforme demonstrou com algumas notas de 100 euros, deixando-a depois à guarda" da vítima, acrescenta a PJ. 

Como surgiram as suspeitas?

O consultor imobiliário, segundo conta ainda a agência de notícias, acabou por denunciar o caso à PJ na quinta-feira passada, depois de lhe ter sido pedida a entrega de mais 50 mil euros para os produtos químicos destinados à limpeza das notas que estavam à sua guarda, bem como mais 200 mil euros para custear a intervenção do referido diplomata. 

O que são os "euros negros"?

Aquando da intervenção da PJ, foram apreendidos 500 euros e a mala, onde alegadamente estariam as notas dissimuladas, diz a Lusa.

Neste tipo de método conhecido por "euros negros", através de identidades falsas, os autores da burla fazem-se passar por compradores de imóveis, pagam com dinheiro falso e convencem as vítimas que devem "lavar" as notas pretas para que possam ser utilizadas, esclarece a agência de notícias.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

maleiah
1 Junho 2019, 17:44

AVISO: Informo que em 31 de maio de 2019, recebi um sms em nome de Reece Torston, que deu o email: reecetorston10@gmail.com. Em troca da compra da casa que está em venda no idealista, pedia que recebesse uma elevada quantia em dinheiro, em troca de uma certa comissão. Lembrando-me de uma fraude de contornos idênticos, cheguei a esta notícia. neste sentido, cumpre-me, por dever...deixar este testemunho.

Para poder comentar deves entrar na tua conta