Comentários: 0

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou esta segunda-feira (dia 10) o projeto de execução da Estabilização da margem direita do Rio Mondego, entre a ponte de Santa Clara e o Açude Ponte, cuja intervenção ronda os oito milhões de euros.

Além de recuperar uma zona degradada, nalguns locais com os muros de suporte da margem em risco, a intervenção visa também criar um percurso pedonal circular, unindo as duas margens do rio através das suas pontes mais próximas do centro da cidade, escreve a Lusa.

“Ao aproximar os cidadãos das duas margens do rio, da Mata Nacional do Choupal e do espelho de água, esta beneficiação permitirá uma maior fruição do património ambiental, no centro da cidade”, disse fonte do executivo municipal, liderado por Manuel Machado (PS).

O projeto, que será candidatado a fundos comunitários, prevê a recuperação dos muros da Avenida Emídio Navarro, a reformulação da rampa do cais e a implantação de um passadiço em estrutura metálica à cota do patamar inferior das escadas, de modo a permitir a continuidade da circulação.

De acordo com a memória descritiva, próximo da estação de caminho de ferro de Coimbra A inicia-se o rebaixamento do muro e a consequente definição de espaços de circulação a cota mais baixa, aproximando-se do plano de água e de espaços de permanência.

Entre a Estação Nova (A) e o Açude Ponte, o projeto prevê uma intervenção global no espaço existente entre o leito do rio e a linha de caminho de ferro.

A faixa de rodagem será intervencionada na totalidade e, em alguns casos, o eixo da via será realinhado de modo a dar mais espaço ao peão. Também a iluminação pública no troço entre as duas pontes será reformulada, bem como a rede de drenagem pluvial.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta