Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinema Europa reabre em Lisboa como biblioteca e centro cultural em abril

Wikimedia commons
Wikimedia commons
Autor: Redação

O antigo Cinema Europa, em Lisboa, vai voltar a abrir as portas até ao final do mês de abril. Agora, o edifício será dedicado a albergar uma biblioteca e espaço cultural, depois de a inauguração ter estado prevista para o outono. A Câmara de Lisboa adquiriu em 2014 o piso térreo do edifício onde outrora existiu o Cinema Europa, com vista à instalação de um equipamento cultural e delegou competências na Junta de Freguesia, que vai agora gerir o espaço.

“Até ao fim do mês, teremos a abertura do espaço e o funcionamento da biblioteca em pleno, para a qual já temos mais de 5.000 livros em sala”, anunciou, esta quinta-feira, o presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Pedro Cegonho (PS). “Abrirá também com um programa cultural acessório e complementar à biblioteca”, notou ainda o responsável, citado pela Lusa.

As obras, que estavam previstas arrancar em junho do ano passado, tinham um prazo previsto de 144 dias e um orçamento de 499 mil euros. Previa-se, então, que a inauguração acontecesse no outono.

Inaugurado na década de 1930, o Cinema Europa foi utilizado até 1981 e é um dos edifícios emblemáticos de Campo de Ourique, tendo na fachada uma escultura em alto-relevo do escultor Euclides Vaz.