Comentários: 0
Edifício fechado desde os anos 90, fotografado pela Cidade na Ponta dos Dedos
autorizado

O antigo cinema Ódeon, em Lisboa, encerrado desde os anos 90 e que chegou a ser considerado para um novo centro comercial está agora em vias de ser reconvertido num edifício residencial com 13 apartamentos e uma loja. Os promotores do projeto imobiliário apresentaram esta segunda-feira um pedido de licenciamento na câmara municipal, tendo já o parecer favorável condicionado da Direção Geral do Património Cultural para as escavações arqueológicas que serão necessárias, caso se construído estacionamento em cave.

O projeto para o edifício localizado junto ao Coliseu dos Recreios da capital prevê uma loja com uma área de 660 metros quadrados, que inclui a antiga boca de cena e teto do teatro, e 13 apartamentos na parte de trás do imóvel, onde se localizavam os balcões.

Edifício art-déco junto ao Coliseu dos Recreios

O antigo cinema, inaugurado em 1927 num edifício em estilo ‘art déco, foi esvaziado do seu recheio nos anos 90, quando já só passava filmes pornográficos. Atualmente vandalizadas e em mau estado, apesar da grande importância do edifício para a cidade de Lisboa e para o país, tal como conta a Lusa. 

Em declarações à agência de notícias, o vereador Manuel Salgado, que detém os pelouros do Planeamento, Urbanismo, Reabilitação Urbana e Património confirmou que o pedido “ainda não foi apreciado” pelos serviços camarários, mas já obteve um parecer favorável condicionado da Direcção Geral do Património Cultural. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta