Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Agora é o Qatar que quer investir no imobiliário em Portugal

Autor: Redação

O primeiro-ministro português, António Costa, foi informado de viva voz que o Qatar quer reforçar o investimento em Portugal, em várias áreas, entre as quais o imobiliário. A manifestação de interesse dos árabes pelo mercado português foi demonstrada num encontro naquele país, em Doha, com o presidente da Associação dos Empresários do Qatar (QBA), Faisal bin Qassim al-Thani, a salientar que existem, efetivamente, em Portugal diferentes setores que oferecem oportunidades de investimento para os investidores estrangeiros.

Segundo o jornal Gulf Times, o xeque Faisal referiu que, "queremos que as discussões entre os dois lados continuem depois desta reunião e estamos prontos para discutir oportunidades de investimento em setores como indústria, energia renováveis, tecnologia da informação e outros", como o imobiliário.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença do embaixador António Tanger, do presidente e CEO da Aicep, Luis Castro Henriques, e outros membros da delegação portuguesa, António Costa destacou a importância do setor do turismo em Portugal e o seu potencial para atrair investimentos do Qatar, à luz do lançamento de voos diretos da Qatar Airways de Doha para Lisboa.

Por sua vez, Luis Castro Henriques apresentou aos membros do QBA, projetos de investimento no imobiliário português, incluindo locais históricos considerados como destinos turísticos de Portugal. Discutiu ainda projetos de desenvolvimento urbano nas zonas ribeirinhas, nomeadamente empreendimentos residenciais e turísticos.

Em contrapartida, o presidente da QBA, incentivou também os empresários portugueses a estudarem o mercado qatariano, acrescentando que o setor privado do Qatar está "disposto a estabelecer parcerias com seus homólogos de forma a obter benefícios mútuos".