Comentários: 0

Foram investidos no primeiro trimestre do ano 359 milhões de euros em imobiliário comercial. E apesar de terem estado envolvidos em cinco das 11 operações registadas nos primeiros três meses do ano, os investidores nacionais representam apenas 8% do valor total das transações. Ou seja, 92% do investimento é de origem estrangeira. Em causa estão dados que constam no mais recente estudo Portugal Market Pulse da consultora imobiliária JLL.

“O ano começou muito dinâmico e, apesar de se terem fechado algumas operações que se encontravam em pipeline em 2016, muitas outras ainda estão por concluir: Se a maioria dos negócios que estão em curso forem efetivamente concluídos, antevemos o melhor ano de sempre, com a possibilidade de se transacionarem mais de dois mil milhões de euros”, disse Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, em comunicado.

O retalho e os escritórios, com pesos de respetivamente 61% e 26% do capital investido, voltaram a ser os segmentos mais ativos, embora a hotelaria também se tenha destacado, com a transação do Lux Park Hotel. De referir que o retalho concentrou a maior operação do trimestre: a venda do Vila do Conde Outlet, por 130 milhões de euros. Segue-se, no segmento escritórios, a venda do edifício Entreposto, em Lisboa, por 65,5 milhões de euros.

Segundo Fernando Ferreira, “um dos grandes desafios no futuro será a dimensão” do mercado português, “o que exigirá estratégias mais agressivas dos investidores para conseguirem concretizar os seus negócios, abrindo o espetro de oportunidades de investimento que estão disponíveis para analisar”.

O relatório da JLL conclui ainda que a ocupação de escritórios cresceu 34% no primeiro trimestre, face ao homólogo, para os 43.641 m2, mais de 60% acima da média trimestral dos últimos cinco anos, fixada em cerca de 27.000 m2. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade