Comentários: 0

Em dezembro de 2018, o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) e dos Fundos de Gestão de Património Imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.638,8 milhões de euros, menos 126,6 milhões (1,18%) que em novembro.

“O montante investido nos FII caiu 1,6% face ao mês anterior, para 7.733,0 milhões de euros. Nos FEII, o valor ficou praticamente inalterado em 2.461,2 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,3% para 444,7 milhões de euros”, lê-se na nota divulgada esta quinta-feira (31 de janeiro de 2019) pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

Segundo a entidade, existiam ao todo no último mês do ano passado 214 fundos, sendo que a Interfundos (13,3%/35 fundos), a Norfin (11,4%/17 fundos) e a GNB (10,3%/29 fundos) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

“No período em análise, os países da União Europeia (UE) foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 43,3% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (52% do total)”, explica a CMVM.

O regulador adianta ainda que foram constituídas em dezembro “quatro Sociedades Especiais de Investimento Imobiliário de Capital Fixo (SIIESP)”. Uma é gerida pela LYNX Asset Managers, a “Imopatrimónio – SICAFI, SA”, e três são geridas pela Interfundos: a “Multi 24 - Sociedade Especial de Investimento Imobiliário de Capital Fixo, SICAFI, SA”, a “Monumental Residence - Sociedade Especial de Investimento Imobiliário de Capital Fixo, SICAFI, SA” e a “Adelphi Gere – Sociedade Especial de Investimento Imobiliário de Capital Fixo, SICAFI, SA”.

Por outro lado, foram liquidados o FII “NB Reconversão Urbana - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela GNB, e os FEII “Património - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado” e “MR - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, geridos pela Interfundos, e “Orey CS - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Orey Financial.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade