Comentários: 0
Politécnico do Porto faz negócio imobiliário de 11 milhões com Universidade Católica
Rui Pinheiro IPP|GCI/Wikimedia Commons

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) vai adquirir um edifício e o direito de superfície de um outro imóvel no polo universitário da Asprela por 11 milhões de euros. Em causa está a aquisição de duas propriedades vizinhas, localizadas na Rua Arquiteto Lobão Vital, na freguesia de Paranhos, à Universidade Católica Portuguesa. No local deverá nascer o novo centro de investigação, transferência de tecnologia e inovação do politécnico, que irá agregar 24 centros.

A Católica deverá encaixar 1,725 milhões de euros por um prédio de dois pisos e 1.690 metros quadrados (m2), e mais 9,225 milhões pela aquisição do direito de superfície sobre um outro edifício de sete pisos e logradouro, com a superfície coberta de 3.472 m2 e descoberta de 2.834 m2 - cujo direito de solo é propriedade da Câmara do Porto, segundo escreve o Jornal de Negócios.

Os encargos da operação, que já foi autorizada pelo Governo através de uma resolução do Conselho de Ministros com a data de 19 de setembro de 2019, serão "suportados por verbas do orçamento do IPP, estando assegurada a respetiva cobertura orçamental por receitas próprias".

“Atendendo ao aumento do número de estudantes do Instituto Politécnico do Porto, a transferência dos centros de investigação para um novo espaço permite ainda melhorar áreas fundamentais em algumas escolas, a nível de ensino e de apoio ao ensino, tais como salas de aulas e laboratórios e salas de estudo e biblioteca”, lê-se ainda no documento.

O negócio, detalha a publicação, completa agora o investimento iniciado há cerca de seis anos pelo IPP, que envolveu a compra das instalações onde funcionava a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, por 7,2 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta