Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, revela que o projeto está “bastante desenvolvido”.
Comentários: 1
Ir de Vila Franca de Xira ao Guincho de bicicleta: será “uma das mais extraordinárias ciclovias do mundo”
andradeliv/Pixabay

É um dos desejos que Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), gostava de ver concretizado durante este mandato autárquico. Trata-se da construção de uma ciclovia entre Vila Franca de Xira e o Guincho, ou seja, com 60 quilómetros, junto à costa.

É um projeto muito importante e acarinhado por todos os presidentes de câmara”, destes concelhos, começou por dizer o autarca aos jornalistas, à margem da apresentação do Novo Cais de Lisboa, que se realizou esta quarta-feira (27 de novembro de 2019).

Segundo Medina, será “talvez uma das mais extraordinárias ciclovias do mundo”. “Permitam que não exagere naquilo que estou a dizer, porque não conheço muitas zonas que tenham a extraordinária beleza do estuário do Tejo e que possam ser vistas e circuladas do ponto de vista pedonal e ciclável, que são os mais de 60 quilómetros entre Vila Franca de Xira e o Guincho”, acrescentou.

Salientando que o projeto está “bastante desenvolvido, porque grande parte desta linha está construída”, o autarca referiu que “gostaria muito que esta ciclovia estivesse pronta durante este mandato [autárquico]”.

“[A câmara de] Vila Franca de Xira tem praticamente concluído tudo o que tem de fazer e a câmara de Loures está em fase de desenvolvimento dos projetos. Do lado de Lisboa, a ligação da Expo até toda a marginal está feita. Faremos em conjunto com Loures a ponte sobre o Trancão, para atravessamento para Lisboa. Em Oeiras já há uma parte feita e há uma parte que é tecnicamente mais difícil, na zona de Caxias, mas o presidente da câmara está a trabalhar nessa dimensão. E a partir de Cascais encontra-se feita até ao Guincho. O que falta neste momento é ligar alguns pontos importantes para que possa haver uma ciclovia contínua desde Vila Franca de Xira até ao Guincho”, explicou.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Luis
29 Novembro 2019, 14:55

Já estou a imaginar a minha avó a pedalar até ao Guincho!

Para poder comentar deves entrar na tua conta