Impostos sobre imóveis mais caros podem aumentar

Agravar impostos sobre imóveis mais caros? Governo admite mexidas

O Governo pondera estudar propostas que visam agravar os impostos sobre a compra de habitações de elevado valor, no sentido de travar a fuga de casas para grandes fundos e a especulação imobiliária. A possibilidade foi avançada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no Parlamento. 
Fernando Medina anuncia datas para apoios às rendas e ao crédito habitação

Apoios às rendas e ao crédito habitação pagos a partir de maio

O programa Mais Habitação do Governo prevê apoios extraordinários ao pagamento das rendas e das prestações do crédito habitação, com a bonificação dos juros. Uma medida que visa fazer face à escalada da taxa de inflação e das taxas Euribor, que estão a retirar poder de compra aos consumidores. Sabe-se agora que os apoios às rendas começarão a ser pagos em maio. Já a bonificação dos juros avança em maio e junho. A garantia foi dada esta terça-feira (11 de abril de 2023) pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no Parlamento.
Medina revela que Governo dará apoio de 30 euros a famílias mais pobres

Governo vai dar apoio de 30 euros a famílias mais pobres

O ministro das Finanças disse esta sexta-feira (24 de março de 2023) que o Governo vai dar um novo apoio mensal de 30 euros às famílias mais pobres para compensar a subida do custo de vida. Segundo Fernando Medina, o pagamento deste apoio será automático e feito de forma trimestral, vigorando entre janeiro e dezembro deste ano.
Famílias portuguesas já estão a renegociar o crédito habitação

Crédito habitação: famílias renegociaram quase 400 milhões de euros

As famílias portuguesas já renegociaram com os bancos créditos habitação no valor de cerca de 400 milhões de euros, sendo esta uma possibilidade viabilizada pelo Governo para ajudar a mitigar o impacto da subida das taxas de juro na prestação da casa. O Banco Central Europeu (BCE) tem vindo a aumentar a taxa de juro diretora para dar resposta à alta inflação, o que tem feito com que as taxas Euribor, as mais usadas em Portugal para efeitos de crédito habitação, também estejam a aumentar, o que tem impacto na mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo da compra de casa. 
OE2022 já está em vigor

Orçamento do Estado para 2022 já está em vigor

O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) entra em vigor esta terça-feira (28 de junho de 2022), tendo sido publicado em Diário da República no dia anterior (Lei n.º 12/2022, de 27 de junho). Com a entrada em vigor do OE2022, Portugal deixará de estar em duodécimos ao fim de seis meses, o que acontece quando não há um OE aprovado atempadamente. De recordar que o OE2022 “sai do papel” depois de sucessivos atrasos, devido ao seu chumbo inicial e às eleições, e avançando com medidas como o desdobramento dos escalões de IRS e aumentos nas pensões. “O país precisava com urgência de um Orçamento do Estado”, disse o ministro das Finanças Fernando Medina.
Casa do Publicitário com luz verde: terá centro de assistência sénior e 30 residências universitárias

Casa do Publicitário com luz verde: terá centro de assistência sénior e 30 residências universitárias

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Associação Casa do Publicitário (ACP) assinaram, esta quarta-feira (15 de julho de 2020), o contrato para cedência de um terreno, no Restelo, para a construção da Casa do Publicitário, com o custo total estimado de 14 milhões de euros. O projeto prevê a construção de um centro de assistência sénior com 40 unidades e 30 residências universitárias que serão arrendadas abaixo do valor médio do mercado, informou a associação, em comunicado.
Trânsito em Lisboa: tudo o que vai mudar

Trânsito em Lisboa: tudo o que vai mudar

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a criação de uma zona de emissões reduzidas, que abrangerá a Avenida da Liberdade, a Baixa e o Chiado. Só veículos autorizados poderão circular nestas artérias da capital, pelo que se avizinham muitas alterações ao trânsito. Em causa está a Zona de Emissões Reduzidas Avenida-Baixa-Chiado (ZER ABC), que deverá estar a funcionar na plenitude em agosto. 
“Aumentar a oferta de casas em Lisboa a preços acessíveis para a classe média é uma prioridade”

“Aumentar a oferta de casas em Lisboa a preços acessíveis para a classe média é uma prioridade”

Para Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, não há dúvidas: “O setor imobiliário é um dos motores económicos da capital”. Para responder ao momento atual que se vive na capital, nomeadamente em termos residenciais, com os preços a dispararem nos últimos anos, é preciso alargar a oferta. “Aumentar o stock de casas em Lisboa a preços acessíveis para a classe média é uma prioridade”, alerta.
Bairro Padre Cruz “despede-se” da Alvenaria: construção de mais 96 casas arranca em 2020

Bairro Padre Cruz “despede-se” da Alvenaria: construção de mais 96 casas arranca em 2020

Aos poucos, as casas de alvenaria construídas no Bairro Padre Cruz a partir da década de 60 do século XX estão a ser demolidas. E naquele que é considerado o maior núcleo de habitação pública da Península Ibérica, localizado na freguesia de Carnide, Lisboa, estão a ser realojadas pessoas em novos edifícios: sustentáveis e eficientes. Foram entregues mais 48 casas e as obras de construção de outras 96 arrancam no segundo semestre de 2020.
Assim vai mudar Lisboa junto ao Tejo: novo cais estará pronto em 2020

Assim vai mudar Lisboa junto ao Tejo: novo cais estará pronto em 2020

“Devolver o rio Tejo aos lisboetas e à cidade de Lisboa”. A afirmação é de Fernando Medina, presidente da autarquia, e diz respeito à apresentação do Novo Cais de Lisboa, que vai nascer na frente ribeirinha central, entre o Terreiro do Paço e a Doca da Marinha. Em causa está um investimento de 27 milhões de euros.