Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Grupo Bernardino Gomes (dono dos 10 Hotéis Real) vendido por 300 mihões de euros

Comprador é a empresa de gestão hoteleira Palminvest, detentora de seis hotéis Holiday Inn Express.

Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, um dos 10 hotéis do grupo Hotéis Real /  Grande Real Villa Itália Hotel & Spa
Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, um dos 10 hotéis do grupo Hotéis Real / Grande Real Villa Itália Hotel & Spa
Autor: Redação

O Grupo Bernardino Gomes – fundado na década de 70 pelo empresário português João Bernardino Gomes, que faleceu em 2006 – foi vendido à Palminvest, da qual faz parte Henrique de Castro, ex-COO da Yahoo! e atual administrador independente do Santander. O negócio está avaliado em cerca de 300 milhões de euros.

Desta forma, e segundo escreve o ECO, a empresa de gestão hoteleira Palminvest (detentora de seis hotéis Holiday Inn Express) passa a ser proprietária de um portefólio variado de imóveis, entre eles mais de 2.000 apartamentos, mais de 100 moradias, mais de 500 lojas, mais de 20 escritórios, 15 armazéns, mais de 60 lotes de terreno e 12 hotéis, entre eles 10 da cadeia Hotéis Real. Trata-se de uma operação que se “arrastou” por mais de um ano e que ficou fechada em fevereiro de 2020, antes, portanto, do início da pandemia do novo coronavírus. 

Citado pela publicação, Eurico Almeida, administrador da Palminvest, referiu que o valor do negócio “não é caro, nem barato”, sendo um “negócio correto para ambas as partes”. Uma transação, de resto, que serviu para “complementar a operação” da Palminvest, sobretudo a nível hoteleiro. “Foi uma forma de podermos crescer em todos os segmentos de mercado e de termos uma distribuição geográfica muito relevante”, adiantou.

O responsável revelou ainda que tem como sócio Henrique de Castro, que até ao verão do ano passado foi presidente da Palminvest, acabando por renunciar ao cargo por pertencer à administração de vários grupos internacionais – já ocupou cargos de topo em empresas como a McKinsey&Company, Google e Dell e foi COO da Yahoo!. Em fevereiro do ano passado foi contratado como administrador independente pelo Santander em Espanha, escreve o ECO.

De acordo com Eurico Almeida, com esta aquisição, a Palminvest será “provavelmente o grupo hoteleiro com mais quartos concentrados em Lisboa e Porto”.