
O que esperar do imobiliário em 2021, um ano também marcado pela pandemia da Covid-19? A consultora imobiliária CBRE entrou no ano “com otimismo”, adiantando, em comunicado, que “em investimento tem um ‘pipeline’ de 41 operações que superam os mil milhões de euros”. Negócios que se devem realizar ao longo do ano, “sendo que mais de metade deverão concretizar-se até final de junho”.
“Na área de Capital Advisors, a empresa prevê para o primeiro semestre do ano a entrada de vários mandatos de Fusões & Aquisições, Portfolio Services e Debt Advisory, que representam mais de 700 milhões de euros de valor agregado de transação. Da mesma forma, o departamento de escritórios prevê colocar entre 25.000 a 30.000 metros quadrados (m2) distribuídos entre 20 operações até junho”, lê-se na nota enviada às redações.
Relativamente ao ano de 2020, a empresa diz ter tido “uma performance positiva em vários dos seus segmentos estratégicos, confirmando a resiliência de um setor que movimentou 2,9 mil milhões de euros só em imóveis para investimento (a gerar rendimento)”. Trata-se de um valor 22% inferior ao verificado no ano anterior, tendo sido fechados 60 negócios, menos 37% que em 2019.
A CBRE assessorou 21 transações de investimento em Portugal no ano passado, totalizando mais de 205.000 m2. Entre estes negócios estão a venda da Expo Tower, do IADE e do antigo Hospital da CUF, bem como o apoio na transação do Lagoas Park, comprado pelo fundo britânico Henderson Park à Kildare, por 421 milhões de euros.
“Segmentos como os escritórios, indústria e logística e residencial mostram sinais positivos ao mercado, reforçando o otimismo para os desafios assumidos para 2021, um ano que se prevê de recuperação”, refere a consultora.
Francisco Horta e Costa, diretor-geral da CBRE, considera que a pandemia “impactou todos os segmentos do setor, com uma desaceleração da procura, num ano que se previa inicialmente muito forte”. “Apesar do contexto desfavorável, o mercado imobiliário continua a demonstrar dinamismo e sinais de adaptação, apresentando um desempenho positivo com a terceira melhor performance de sempre, em termos de investimento. A atividade da CBRE, nos diferentes segmentos, ditou resultados positivos, face às exigências e desafios deste ano, demostrando resiliência e capacidade de resposta, mesmo em contextos adversos. Qualidades que queremos trazer para 2021, um ano que exigirá uma forte capacidade de regeneração e adaptação”, salienta, citado no documento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta