Clima, praia, acesso ao espaço Schengen e liberdade de permanecer em Portugal entre 7 a 14 dias por ano são pontos de atração.
Comentários: 0
Vistos gold para australianos
Pexels

Embora tenha estado envolto de polémicas no início deste ano, o programa vistos gold continua a atrair estrangeiros de várias nacionalidades para viver e investir no país, sobretudo no ramo imobiliário. A atribuição de vistos dourados ao cidadãos norte-americanos tem aumentado no início do ano e já superou os concedidos aos cidadãos chineses. E, agora, são os australianos que estão de olhos postos em investir em Portugal para obter autorização de residência.

Por via do investimento imobiliário, os estrangeiros podem obter um visto gold em Portugal mediante a compra de uma casa por, pelo menos, 500.000 euros ou a aquisição de um imóvel para reabilitar por 350.000 euros. Além disso podem ainda investir 500.000 ou mais euros num fundo de investimento imobiliário, de acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Vistos gold em Portugal
Pexels

O que atraí os australianos para investir em Portugal?

Os estrangeiros dos quatro cantos do mundo têm vindo a usar este programa para obter uma autorização de residência por investimento (ARI) e assim ter acesso ao espaço Schengen. Só entre outubro de 2012 e agosto de 2022, foram investidos 6.497 milhões de euros, dos quais 89,7% em imobiliário. E, por conseguinte, concedidos 11.060 vistos gold, sobretudo, a cidadãos oriundos da China, Brasil, Turquia, África do Sul e EUA, mostram os dados do SEF.

E, agora, também os australianos estão de olhos postos no programa golden visa no nosso país, considerando-o uma grande oportunidade para adquirir residência em Portugal, avança o SchengenVisaInfo. Isto porque veem grandes vantagens em fazê-lo no nosso país:

  • viajar para todos os países da zona Schengen sem necessitar de solicitar um visto;
  • Programa só exige que as famílias permaneçam no país, no mínimo, 7 dias no primeiro ano e 14 dias nos anos subsequentes; 
  • Clima, gastronomia, praias e natureza.

“Assistimos a uma vaga de investidores australianos que tiraram partido disto [do programa vistos gold] e adquirirem casas com qualidade que existiam no mercado”, avançou Chris White, CEO da Ideal Homes Portugal, citado pelo mesmo meio.

Além disso, explica, “através do programa, os investidores e os seus dependentes podem obter um passaporte português após cinco anos sem se mudarem para Portugal”. E isto quer dizer que as pessoas podem obter a cidadania sem realmente viverem em Portugal”, sublinha Chris White, dando nota de que, neste ponto, o programa funciona de uma forma diferente de outros países.

“Com o seu clima quente, praias deslumbrantes, cozinha fina e estilo de vida descontraído, Portugal é um dos países mais atrativos para investidores estrangeiros que procuram viver, trabalhar ou reformar-se na UE”, salientou o CEO da Ideal Homes Portugal.

Portugal atrai investidores
Pexels

EUA na frente da corrida por Golden visa

Os investidores estrangeiros continuam a apostar no programa golden vista em Portugal, embora tenha sofrido vários constrangimentos no início do ano. Recorde-se que a plataforma ARI, onde se submetem os pedidos de vistos gold, esteve congelada desde janeiro até meados de junho, impendido os investidores de avançar com os processos, tal como avançou o idealista/news.

Mas nem mesmo isso está a travar o investimento via vistos gold. Em concreto, os norte-americanos têm apostado cada vez mais neste programa, tendo já ultrapassado a China no número de ARI’s concedidas: entre janeiro até agosto desde ano, os EUA atingiram os 145 vistos gold e a China os 134. Assim, os EUA representam o maior país de origem de pedidos de residência em Portugal por programas de investimento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta