Um milhão de euros. Este foi o valor pago no início do ano por um investidor privado de origem brasileira por uma loja na Baixa do Porto, num edifício reabilitado na Rua Mouzinho da Silveira. Em causa está um espaço comercial que ocupa uma área de 171 metros quadrados (m2) que está arrendado – desde 2018 e com um contrato de longo-termo – à Luzzo Pizzaria, uma cadeia nacional de restauração que opera em regime de franchising e conta já com 27 restaurantes em todo o país.
“O mercado de investimento em imobiliário comercial continua dinâmico e, além dos investidores institucionais, há cada vez mais privados a aplicar o seu capital em ativos de rendimento”, refere em comunicado a consultora Athena Advisers, que assessorou o comprador naquele que foi o seu primeiro negócio no setor comercial no país. Já JLL representou o vendedor, também um investidor privado. Os nomes dos protagonistas no negócios não são, no entanto, revelados.
David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers em Portugal, revela que o novo dono do espaço comercial na Invicta já tinha comprado, em Lisboa, uma casa. Uma tendência, indica, que está a ganhar força.
“É mais um exemplo que vem dar força a uma tendência que denotamos há algum tempo e que se prende com o facto de que, os estrangeiros que compram habitação no nosso país acabam por diversificar o seu portefólio, investindo em produtos do setor comercial. Isso será cada vez mais recorrente e, nos próximos tempos, os investidores brasileiros irão destacar-se neste tipo de investimento (…). Além disso, cada vez que estes compradores diversificam os seus negócios, fazem-no com tickets cada vez mais elevados, que em alguns casos podem chegar aos 30 milhões de euros”, comenta o responsável.
Do lado da JLL, Salvador Leite Castro, Head of Private Wealth Investment, Capital Markets da consultora, considera que esta transação mostra claramente que o Porto “está no radar dos investidores e que o imobiliário comercial continua a ser procurado numa estratégia de diversificação de capitais”.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta