Comércio de rua no Chiado

Comércio de rua: Chiado é 29ª localização mais cara do mundo

A famosa Quinta Avenida, em Nova Iorque (EUA), continua a ser a localização de comércio de rua mais cara do mundo, com valores anuais por metro quadrado (m2) de 20.384 euros. Seguem-se no pódio as ruas Via Montenapoleone, em Milão (Itália), e Tsim Sha Tsui, em Hong Kong, que trocaram de posições este ano face ao ranking do ano passado. O Chiado (Lisboa) surge na 29ª posição da tabela, tendo descido um lugar comparativamente com 2022. Esta são algumas das conclusões a retirar do relatório “Main Streets Across the World”, da Cushman & Wakefield (C&W).
Consultores criticam travão às rendas comerciais

Travão às rendas comerciais é “erro crasso”, alertam consultores

A Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI) considera que estão a ser cometidos “erros crassos” relacionados com a limitação das rendas no segmento do imobiliário não-habitacional, salientando que se trata de uma “política cega e feita de forma transversal”. 
Garagens transformadas em casas

Garagens são transformadas em casas para viver em Portugal

As casas estão cada vez mais caras, seja para comprar seja para arrendar. E os elevados juros também estão a dificultar o acesso ao crédito habitação. A falta de oferta de habitação está a levar os portugueses a procurar alternativas para viver. E uma das soluções cada vez mais encontradas pelas famílias passa mesmo por transformar garagens em casas. Mas não só. Também há famílias a adaptar lojas, armazéns e escritórios em habitações.
Preços das lojas e das casas em Portugal

Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%

Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
Crise leva a 18 encerramento de lojas por dia em Portugal

Crise a deixar marcas: fecham 18 lojas por dia em Portugal

Os portugueses estão a apertar o cinto na sequência da subida em flecha da taxa de inflação, que tem impacto direto nos orçamentos familiares, com o custo de vida a aumentar em vários setores, como por exemplo nos preços da alimentação e nas despesas na e com a casa. O resultado desta crise está a deixar marcas também no setor do retalho, com o encerramento de muitos espaços de comércio e restauração. Os números mais recentes são esclarecedores: estão a fechar, em média, 18 lojas por dia em Portugal. 
Lisboa

Lisboa, Paris, Roma e Barcelona: juntas para proteger lojas históricas

As cidades de Lisboa, Barcelona, ​​​​Paris, Roma criaram uma aliança municipal para a preservação e proteção das lojas históricas e emblemáticas das cidades, através de uma estratégia de governança partilhada liderada pelos governos locais. O principal objetivo deste acordo é criar estratégias conjuntas entre as diferentes cidades para preservar o património comercial europeu.
Loja no Porto comprada por um milhão de euros por investidor brasileiro

Loja no Porto (com 171 m2) muda de mãos por um milhão de euros

Um milhão de euros. Este foi o valor pago no início do ano por um investidor privado de origem brasileira por uma loja na Baixa do Porto, num edifício reabilitado na Rua Mouzinho da Silveira. Em causa está um espaço comercial que ocupa uma área de 171 metros quadrados (m2) que está arrendado – desde 2018 e com um contrato de longo-termo – à Luzzo Pizzaria, uma cadeia nacional de restauração que opera em regime de franchising e conta já com 27 restaurantes em todo o país. 
Comércio de rua em Portugal

Lisboa: Zara da Rua Augusta muda de senhorio numa transação histórica

A loja da Zara da Rua Augusta, no coração de Lisboa, tem um novo senhorio. Estava nas mãos do fundo alemão Deka Immobilien e foi adquirida por uma subsidiária da NEXT FCR, um fundo de Venture Capital gerido pela STAG e assessorado pela Optylon Krea, uma empresa de gestão de investimentos e promoção imobiliária com 1,7 mil milhões de euros geridos à data. Trata-se da maior transação de sempre de uma única loja de comércio de rua em Portugal, revela em comunicado a CBRE, que assessorou a entidade vendedora. 
retalho

Qual é o segmento mais resiliente do imobiliário europeu em 2022?

O setor de retalho está a revelar ser o mais resiliente de todas as classes de ativos imobiliários durante 2022, segundo a Savills. No terceiro trimestre deste ano, os volumes de investimento em retalho diminuíram 15% em comparação com o declínio da atividade de investimento registado nos setores de multifamily (-70%), de escritórios (-27%) e industrial (-17%).
Maior loja da Lefties do mundo vai nascer em Madrid

Inditex desafia Primark: abre hoje em Madrid a maior Lefties do mundo

O grupo espanhol Inditex está a apostar forte na abertura de lojas um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal. Em Madrid, capital espanhola, é inaugurada esta sexta-feira (9 de dezembro de 2022) a maior Lefties do mundo, isto depois de ter aberto portas, em abril, aquela que será a maior Zara do planeta. A abertura da Lefties, que terá mais de 4.000 metros quadrados (m2) distribuídos por três pisos, é uma aposta clara do grupo Inditex para competir com a Primark, que também está instalada na zona da Gran Vía.