
Comércio de rua valoriza – mas retalho evolui em várias frentes
O setor do retalho em Portugal vive um novo impulso, sustentado pelo crescimento das rendas e pelo aumento da procura em diversos formatos comerciais. Após uma queda significativa durante a pandemia, o volume de investimento no setor voltou a subir de forma consistente, ultrapassando 1.100 milhões de euros em 2024, revela o estudo “Realizing Potential in Retail”, da consultora CBRE.

Lojas de moda: dinamarquesa BESTSELLER aposta forte em Portugal
O grupo internacional de moda dinamarquês BESTSELLER, detentor de mais de 20 marcas no seu portefólio, entre elas a VERO MODA, está a apostar forte no mercado português. O objetivo passa por abrir 10 lojas VERO MODA em Portugal até 2027, estando prevista a criação de 80 postos de trabalho.

Lojas para vender ou arrendar: aRetail reforça expansão em Portugal
A aRetail, consultora imobiliária focada na compra e arrendamento de espaços comerciais, continua empenhada em reforçar a sua expansão em Portugal.

Lojas de luxo: falta de espaços continua a subir rendas na Europa
O mercado imobiliário europeu de retalho de luxo continuou a dar sinais de resiliência em 2024, com a abertura de 83 novas lojas nas 20 principais ruas da Europa.

Converter lojas em casas "atrai investidores e pode reduzir preços"
Melhorar o acesso à habitação é um grande desafio em Portugal, que deve ser encarado por várias vias, desde a construção à reabilitação de casas. Mas não só.

Bairros digitais: Coimbra abre 1º espaço comercial do país
Coimbra inaugurou esta segunda-feira, dia 16 de setembro, o primeiro espaço do país no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, criando assim, na Baixa, um local físico para implementação do projeto focado na componente digital previsto para esta zona histórica da cidade.

Comércio de rua: Chiado é 29ª localização mais cara do mundo
A famosa Quinta Avenida, em Nova Iorque (EUA), continua a ser a localização de comércio de rua mais cara do mundo, com valores anuais por metro quadrado (m2) de 20.384 euros. Seguem-se no pódio as ruas Via Montenapoleone, em Milão (Itália), e Tsim Sha Tsui, em Hong Kong, que trocaram de posições este ano face ao ranking do ano passado. O Chiado (Lisboa) surge na 29ª posição da tabela, tendo descido um lugar comparativamente com 2022. Esta são algumas das conclusões a retirar do relatório “Main Streets Across the World”, da Cushman & Wakefield (C&W).

Travão às rendas comerciais é “erro crasso”, alertam consultores
A Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI) considera que estão a ser cometidos “erros crassos” relacionados com a limitação das rendas no segmento do imobiliário não-habitacional, salientando que se trata de uma “política cega e feita de forma transversal”.

Garagens são transformadas em casas para viver em Portugal
As casas estão cada vez mais caras, seja para comprar seja para arrendar. E os elevados juros também estão a dificultar o acesso ao crédito habitação. A falta de oferta de habitação está a levar os portugueses a procurar alternativas para viver. E uma das soluções cada vez mais encontradas pelas famílias passa mesmo por transformar garagens em casas. Mas não só. Também há famílias a adaptar lojas, armazéns e escritórios em habitações.

Preços das lojas aumentaram 4,2% em 2022 – e das casas… 12,6%
Os preços dos imóveis comerciais (lojas) aumentaram 4,2% em 2022, tendo desacelerado, no entanto, face à subida verificada no ano anterior (5,1%). Um crescimento que é bem inferior ao registado no segmento residencial, visto que o custo da habitação disparou 12,6% em 2022. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (25 de maio de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Crise a deixar marcas: fecham 18 lojas por dia em Portugal
Os portugueses estão a apertar o cinto na sequência da subida em flecha da taxa de inflação, que tem impacto direto nos orçamentos familiares, com o custo de vida a aumentar em vários setores, como por exemplo nos preços da alimentação e nas despesas na e com a casa. O resultado desta crise está a deixar marcas também no setor do retalho, com o encerramento de muitos espaços de comércio e restauração. Os números mais recentes são esclarecedores: estão a fechar, em média, 18 lojas por dia em Portugal.

Lisboa, Paris, Roma e Barcelona: juntas para proteger lojas históricas
As cidades de Lisboa, Barcelona, Paris, Roma criaram uma aliança municipal para a preservação e proteção das lojas históricas e emblemáticas das cidades, através de uma estratégia de governança partilhada liderada pelos governos locais. O principal objetivo deste acordo é criar estratégias conjuntas entre as diferentes cidades para preservar o património comercial europeu.

Loja no Porto (com 171 m2) muda de mãos por um milhão de euros
Um milhão de euros. Este foi o valor pago no início do ano por um investidor privado de origem brasileira por uma loja na Baixa do Porto, num edifício reabilitado na Rua Mouzinho da Silveira. Em causa está um espaço comercial que ocupa uma área de 171 metros quadrados (m2) que está arrendado – desde 2018 e com um contrato de longo-termo – à Luzzo Pizzaria, uma cadeia nacional de restauração que opera em regime de franchising e conta já com 27 restaurantes em todo o país.

Lisboa: Zara da Rua Augusta muda de senhorio numa transação histórica
A loja da Zara da Rua Augusta, no coração de Lisboa, tem um novo senhorio. Estava nas mãos do fundo alemão Deka Immobilien e foi adquirida por uma subsidiária da NEXT FCR, um fundo de Venture Capital gerido pela STAG e assessorado pela Optylon Krea, uma empresa de gestão de investimentos e promoção imobiliária com 1,7 mil milhões de euros geridos à data. Trata-se da maior transação de sempre de uma única loja de comércio de rua em Portugal, revela em comunicado a CBRE, que assessorou a entidade vendedora.

Qual é o segmento mais resiliente do imobiliário europeu em 2022?
O setor de retalho está a revelar ser o mais resiliente de todas as classes de ativos imobiliários durante 2022, segundo a Savills. No terceiro trimestre deste ano, os volumes de investimento em retalho diminuíram 15% em comparação com o declínio da atividade de investimento registado nos setores de multifamily (-70%), de escritórios (-27%) e industrial (-17%).

Inditex desafia Primark: abre hoje em Madrid a maior Lefties do mundo
O grupo espanhol Inditex está a apostar forte na abertura de lojas um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal. Em Madrid, capital espanhola, é inaugurada esta sexta-feira (9 de dezembro de 2022) a maior Lefties do mundo, isto depois de ter aberto portas, em abril, aquela que será a maior Zara do planeta. A abertura da Lefties, que terá mais de 4.000 metros quadrados (m2) distribuídos por três pisos, é uma aposta clara do grupo Inditex para competir com a Primark, que também está instalada na zona da Gran Vía.

Lojas tradicionais e históricas estão a desaparecer
As antigas lojas de rua estão a desaparecer. Algumas levadas por processos de reabilitação urbana, que têm motivado despejos de comerciantes, e outras pela falta de trabalhadores.

Lojas na Praça de Espanha procuram novo inquilino
Na Praça de Espanha, em Lisboa, há dois espaços comerciais que procuram novo inquilino. Trata-se de duas lojas, situadas no número 35 da Rua Basílio Teles, que são compatíveis com atividade de restauração ou serviços. E já estão disponíveis para serem comercializadas.

Porto: há 16 lojas no empreendimento Bonjardim à procura de inquilino
O condomínio Bonjardim – City Center Living, que está a nascer no centro da cidade do Porto, entre a Avenida dos Aliados e a Rua Sá da Bandeira, terá 93 apartamentos (o empreendimento ainda está a ser construído), um hotel, um coworking, um supermercado e um parque de estacionamento. São, ao todo, 16 os espaços comerciais inseridos no condomínio residencial que estão atualmente em fase de comercialização, ou seja, à procura de inquilino.

Da estética à sustentabilidade: negócio tradicional do pão reinventa-se
O negócio tradicional do pão pode reiventar-se, e prova disso é que, com o passar dos anos, foram surgindo diferentes conceitos de padarias pelo país.

Dona da Chicco e da Prénatal compra Toys “R” Us Portugal
A Prénatal adquiriu o controlo exclusivo sobre a Toys "R" Us Portugal, retalhista de brinquedos e produtos infantis, através da exploração de 11 lojas físicas em Portugal e do comércio online, segundo notificação à Autoridade da Concorrência (AdC).

Preço dos imóveis comerciais dá o salto de 5,1% em 2021
Os imóveis comerciais em Portugal estão mais caros. É o que dizem os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta quinta-feira, dia 26 de maio de 2022. O preço das propriedades comerciais aumentou 5,1% em 2021, mais 2,3 pontos percentuais (p.p.) face à taxa observada em 2020. Esta é mesmo a maior subida registada desde 2010, mas não chegou para superar o ritmo de subida dos preços das casas em Portugal, que atingiu os 9,4% no ano passado.

Há 5 lojas de luxo no Porto à procura de inquilino
Há cinco lojas de luxo no Porto, na Avenida dos Aliados, há procura de inquilino. Têm áreas entre 70 e 390 metros quadrados (m2) e “fazem parte do Aliados 9, um dos projetos mais emblemáticos a nascer nesta avenida e situado numa das suas principais esquinas”, refere em comunicado a consultora JLL, que está a comercializar as lojas em regime de exclusividade.

Comércio de rua em Lisboa: há duas lojas à procura de inquilino
Há duas lojas no centro de Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, à procura de inquilino: uma está localizada no edifício histórico Duque de Palmela 37 e tem 287 metros quadrados (m2) e outra na Fontes Pereira de Melo e tem 240 m2 – encontra-se na nova sede da Cuatrecasas. As lojas em causa pertencem ao fundo EREF da Explorer Investments.

Loja com 309 m2 na Avenida Fontes Pereira de Melo procura inquilino
Há uma loja com 309 metros quadrados (m2) à procura de inquilino em Lisboa, mais concretamente na Avenida Fontes Pereira de Melo, que liga o Saldanha ao Marquês de Pombal. Falamos da loja do Nº7 da Avenida Fontes Pereira de Melo, onde já funcionou, por exemplo, o Instituto dos Registos e do Notariado.