BCE está preocupado com a exposição da banca europeia aos imóveis comerciais, estando a pressionar melhor gestão.
Comentários: 0
Imóveis comerciais
Foto de Marc Mueller no Pexels

O investimento em imobiliário comercial caiu em 2023, o que para o Fundo Monetário Internacional (FMI) representa uma “fonte de risco” para o sistema financeiro. E a verdade é que esta crise no imobiliário comercial já se está a fazer sentir nos bancos nos EUA e ainda na Europa. Este efeito contágio está a preocupar o Banco Central Europeu (BCE), que já está em diálogo com as instituições bancárias para minimizar riscos.

A crise no imobiliário comercial está instalada, devido à subida dos juros diretores e à massificação do teletrabalho, que deixou mais lojas e escritórios vazios. E tanto assim foi que o investimento em imóveis comerciais caiu 50% em no início de 2023, o que representa riscos para o sistema financeiro, uma vez que existem “fortes ligações entre o imobiliário comercial e o sistema financeiro”, por via da concessão de empréstimos, tal como alertou o FMI no final do ano passado.

E a verdade é que os imóveis comerciais já estão a afetar as contas de bancos nos EUA, escreve o Jornal de Negócios:

  • New York Community Bancorp já apresentou perdas relacionadas com os imóveis comerciais da zona de Manhattan
  • Aozora Bank, no Japão, reviu em baixa as suas perspetivas anuais devido a perdas com crédito malparado endossado a imóveis comerciais nos EUA.

Por efeito contágio, esta crise do imobiliário comercial também já chegou aos bancos europeus, com o Deutsche Pfandbriefbank AG (PBB) a ter de constituir provisões a contar com o risco de ter concedido empréstimos para imobiliário comercial, aponta o mesmo jornal.

O BCE está preocupado com a exposição da banca europeia aos ativos comerciais, motivo pelo qual colocou ênfase na gestão dos riscos do imobiliário comercial nos diálogos que tem promovido junto dos bancos antes da realização dos seus testes de stress anuais. E está também a sinalizar às instituições bancárias, que não revelarem uma boa capacidade de gestão destes riscos, que lhes poderão ser exigidos requisitos de capital mais elevados.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta