
O mercado imobiliário português deverá continuar a sua trajetória de crescimento em 2025, impulsionado por uma combinação de fatores positivos, incluindo uma economia estável e uma procura robusta em diversos segmentos, segundo as mais recentes previsões da JLL no report anual Market 360º.
A consultora antecipa um ano positivo para os principais indicadores de transação e valorização, destacando três fatores críticos para o setor: sustentabilidade e eficiência energética, inovação tecnológica e localização estratégica.
“O mercado está a evoluir rapidamente, e estes requisitos são cada vez mais críticos para consumidores, ocupantes, proprietários, investidores e promotores imobiliários”, afirma Carlos Cardoso, CEO da JLL Portugal, acrescentando que essas tendências moldam as decisões de compra, venda e arrendamento.
Em termos de contexto económico, as perspetivas são otimistas. A inflação deverá manter-se controlada em torno dos 2%, alinhada com os objetivos do Banco Central Europeu (BCE), enquanto a taxa de desemprego permanecerá baixa, situando-se nos 6,4%.

Já o PIB português deverá crescer 1,9% em 2024, o que está acima da média da Zona Euro, impulsionado pelo consumo privado e pelo turismo. Estes fatores combinados criam um ambiente macroeconómico favorável que sustenta a confiança no mercado imobiliário.
No entanto, “desafios externos como os conflitos geopolíticos e potenciais alterações nas políticas comerciais da administração Trump podem introduzir alguma volatilidade”, segundo refere a consultora.
Além disso, para Carlos Cardoso também é “essencial remover barreiras como o licenciamento moroso e os elevados custos de construção”, para acelerar a produção imobiliária e responder à forte procura.
“O mercado imobiliário português segue em rota de crescimento, apoiado por um ambiente macroeconómico favorável e pelo dinamismo dos setores de escritórios, retalho, logística, habitação e hotelaria”, frisa a JLL, que “prevê um 2025 marcado por valorização dos ativos, maior número de transações e um foco crescente na inovação e sustentabilidade”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta