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Deco Alerta: Vais contratar uma empresa de mudanças? Toma nota destes conselhos
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Mudar de casa pode ser uma dor de cabeça. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te como escolher e contratar uma empresa de mudanças. Todo o cuidado é pouco...  

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Vou mudar de casa e quero contratar os serviços de uma empresa de mudanças. Conheço diversos casos em que tudo correu mal. Partiram-se objetos, móveis e até despareceram pequenos eletrodomésticos. O que devo saber para escolher uma empresa responsável pelo seu desempenho?  

A tua dúvida é comum a muitos consumidores que nos pedem apoio antes de contratar esta prestação de serviço. 

De acordo com a lei, a atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem, no âmbito nacional ou internacional, só pode ser exercida por empresas com fins comerciais e licenciadas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Para obterem essa licença, as empresas precisam de ser idóneas, ou seja, não podem existir quaisquer impedimentos legais, por exemplo, condenação com pena de prisão efetiva, igual ou superior a dois anos por crime contra o património. Têm de ter capacidade técnica, com meios técnicos e humanos adequados à dimensão da empresa transportadora. A capacidade profissional deve ser demonstrada pelo titular do certificado de capacidade profissional, que é emitido a quem tenha frequentado ações de formação e a quem comprove cinco anos de experiência ao nível de direção de uma empresa licenciada para transportes de mercadorias. Por fim, uma empresa transportadora tem de ter capacidade financeira.

Poderás consultar o site do IMT que disponibiliza a lista de contactos das empresas licenciadas para avaliares se a empresa que pretendes contratar atua de acordo com a lei em vigor. Deixamos-te alguns conselhos:

  • Se não tiveres certo sobre a legalidade da empresa, não confies em entidades que apenas promovem os seus serviços em anúncios locais (em papel de parede, por exemplo) ou que promovam serviços cujo montante é demasiado baixo face ao valor habitualmente praticado
  • Solicita diversos orçamentos (que devem ser reduzidos a escrito). Compara todos e pondera os respetivos serviços prestados
  • Se o transporte implicar um elevado grau de complexidade, convém que um dos técnicos da empresa se desloque a casa para averiguar o que vai ser realmente transportado, evitando surpresas no final.
  • Confirma se a empresa tem um seguro e se o mesmo é válido (este requisito confere maior segurança caso ocorra algum dano aos bens transportados) e, em caso afirmativo, quais as exclusões e montantes cobertos
  • Lembra-te que solicitar o serviço de empacotamento pode implicar um ligeiro aumento do preço final, mas pode ser uma vantagem, já que em princípio os bens serão devidamente acondicionados e transportados

Se algum dos seus bens ficar danificado durante o transporte, podes pedir a guia de transporte, onde deverás descrever a ocorrência e reclamar o pagamento da compensação devida. Caso a empresa se recuse a resolver a situação, pede o livro de reclamações e explica o sucedido por escrito. Como a tua reclamação será avaliada pelo IMT, a empresa terá todo o interesse em resolver a questão. 

Informa-te sobre o tema aqui

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