Comentários: 0
Deco Alerta: Guia com tudo o que tens de saber antes de pedires dinheiro ao banco
GTRES

Vais pedir dinheiro emprestado ao banco? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, apresentamos-te um guia com tudo o que precisas de saber antes de te endividares. 

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Estou a pensar em pedir um crédito, mas não sei que aspetos devo ter em conta antes de o fazer?

É aconselhável que todas as pessoas que pretendam celebrar um contrato de crédito efetuem uma análise financeira, nomeadamente verificando vários fatores.

Em primeiro lugar, é preciso que conheças a tua situação financeira atual – nomeadamente através da elaboração de um orçamento familiar para conseguires perceber qual é o teu saldo mensal. Depois, é preciso que verifiques a tua situação profissional a médio prazo: se for instável, poderá ser um fator problemático.

Quanto ao crédito, deverás verificar qual é a taxa de juro proposta, qual o total do custo do crédito e qual é a tua taxa de esforço, ou seja, qual é o peso que a prestação mensal vai ter sobre o teu rendimento

Como é que eu sei qual é o mais barato?

Para saberes qual é o melhor crédito para ti, deves utilizar a Taxa Anual Efetiva Global – só assim podes saber qual é o custo efetivo do crédito que queres celebrar.

Esta taxa, além de incluir os juros, despesas de processo e comissões, engloba também os custos do seguro do crédito, impostos, etc. Por isso é a melhor ferramenta para analisares e comparares créditos, de forma a perceber qual é o melhor para ti.

Não te esqueças de comparar vários créditos!

Se me acontecer algum imprevisto e eu não conseguir cumprir?

Situações inesperadas poderão sempre desequilibrar o teu orçamento familiar. Antes da situação ocorrer é importante que verifiques se o crédito que tens tem um contrato de seguro, cuja apólice se aplique à tua situação.

Se o seguro se aplicar, deves contactar a entidade para acionar a apólice.

Deves também informar a entidade credora que estás com dificuldades, para que sejam aplicados os mecanismos legais existentes, que têm como objetivo evitar o incumprimento ou, já numa situação de incumprimento, evitar que se chegue a tribunal.

Caso tenhas dúvidas ou necessites de mais informações, contacta-nos: www.gasdeco.net.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade