Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como poupar na conta do gás em casa (parte 1)?

Há pequenos truques que podem ajudar a reduzir o consumo de gás em casa, nomeadamente na cozinha. Fica a saber quais são.

Dicas para poupar na fatura do gás
Foto de Gary Barnes no Pexels
Autor: Redação

O custo da eletricidade e do gás é para muitos portugueses um verdadeiro arrombo no orçamento familiar. Mas há pequenos truques que podem ajudar a poupar gás em casa. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos como é que pode ser possível reduzir o consumo de gás em casa, nomeadamente na cozinha. Para a semana apresentamos dicas mais direcionadas para a casa de banho e aquecimento. Fica atento.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

As faturas de energia cá de casa são muito pesadas! E não me refiro apenas ao gasto da eletricidade, também o gás é caro! Como podemos poupar no consumo de gás e assim pagar menos?

Poupar energia, seja luz ou gás, não é fácil, mas é possível. A maioria do consumo de gás (natural, canalizado, de botija) acontece na cozinha e na casa de banho.

Queremos ajudar-te na decisão de seres mais eficiente no consumo de gás, de gastares menos, de poupares no orçamento e até no ambiente. 
 
Deixamos-te algumas dicas para obter uma poupança de gás em casa. Começamos pelos gastos na cozinha: 

  • 1º – Adequa o tamanho do queimador do fogão ao fundo da panela, frigideira ou tacho. Não só é mais eficiente, como evita “queimar” o trem de cozinha;
  • 2º – Tapa sempre a panela para acelerar a fervura e assim precisas de menos tempo para cozinhar, logo tens um consumo mais eficiente;
  • 3º – Baixa o lume quando a fervura é atingida. Já não conseguirás mais rapidez e estarás a poupar gás; 
  • 4º – Aproveita e verifica a cor da chama que deve ser azulada. Se verificares que está amarela ou alaranjada, significa que o fogão, ou os queimadores precisam de ser desobstruídos. Esta limpeza ajuda à eficiência do consumo do gás; 
  • 5º – Se usares a panela de pressão em vez de uma normal, poupas até 30% de energia. Além de mais rápido, de manter a qualidade dos nutrientes, poupas na fatura; 
  • 6º – Evita estar sempre a abrir a porta do forno e explora ao máximo a sua capacidade para cozinhar vários pratos. 
Dicas para poupar na fatura do gás
Foto de Magda Ehlers no Pexels

Para a semana apresentar-te-emos dicas para poupar no consumo de gás na casa de banho e aquecimento. 

Informa-te connosco

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. 

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.