Comentários: 0
Há mais pessoas a ganhar menos de 310 euros por mês que há um ano

O número de pessoas empregadas por conta de outrem que ganham menos de 310 euros por mês – um valor inferior ao considerado para medir o limiar de pobreza – aumentou 5% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo. No início do ano, havia 151,2 mil pessoas nesta situação.

De acordo com o Dinheiro Vivo, apesar desta subida nos escalões mais baixos de rendimento, superior ao aumento de 3,6% do universo de trabalhadores por conta de outrem, a remuneração média líquida global dos trabalhadores melhorou 22 euros, para os 824 euros por mês.

No que diz respeito ao número de desempregados, aumentou, em termos trimestrais, de 698,3 mil para 712,9 mil pessoas. Já a população empregada caiu: perderam-se 14,5 mil empregos.

De referir ainda que nos restantes patamares de rendimento registam-se também subidas homólogas, mas houve duas exceções: os salários líquidos entre os 310 e os 600 euros perderam cerca de 15 mil pessoas e os empregos que pagam mais de 3.000 euros perderam mais de quatro mil.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta