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És um bom colega? 10 regras de ouro para melhorar o ambiente de trabalho
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Setembro é um mês de recomeços. Arranca o novo ano escolar para os mais pequenos e, quase sempre, marca o regresso ao trabalho, onde vais passar a maior parte dos teus dias. Talvez seja o momento certo para parar e pensar se és um bom colega e o que poderias fazer para conseguires ter um ambiente laboralo mais saudável possível. Para te ajudar nesta missão, apresentamos-te um guia de 10 regras de ouro.

1 – Cumprimenta as pessoas e sê educado/a

Parece óbvio, mas a verdade é que nem todas as pessoas o fazem quando chegam, pela manhã, ao escritório. Dizer olá a exibir um sorriso durante o dia é um modo de inclusão, tal como os encontros fora do local de trabalho, que ajudam a estimular confiança e empatia. Também deves tratar as emoções alheias com muito carinho.

2 – Interessa-te pelos colegas

É boa ideia ficar a conhecer um pouco da vida e interesses dos colegas. Para isso, o melhor é aprender a arte de fazer conversa e aproveitar, por exemplo, as pausas do café ou do almoço para falar com as pessoas em redor. Mas cuidado porque, neste processo, é preciso saber escutar, falar de assuntos interessantes para todos e evitar juízos de valor.

3 – Pede opiniões

Para consolidar o trabalho em equipa e fazer os outros sentirem-se valorizados, o truque é estarmos disponíveis para pedir e dar opiniões, sempre pondo de lado a ótica de quem está certo ou errado e tendo como foco a aceitação da diferença.

4 – Oferece ajuda

Oferecer ajuda pode ser uma boa forma de fortalecer uma relação individual, mas é preciso ter cuidado. Não vale oferecer préstimos à frente de toda a gente como que num claro esforço de exibição, nem assumir o papel de mártir depois de se ter voluntariado para ajudar alguém.

5 – Aceita críticas construtivas

Nem sempre é fácil ouvir uma crítica, pelo que o fundamental é manter a mente aberta e usar uma comunicação assertiva e clara quando fazê-lo. As críticas construtivas são úteis para o crescimento individual e coletivo, mas precisam de ser bem feitas.

6 – Fica longe dos mexericos

Esta é difícil, não é? Às vezes comentar isto ou aquilo de alguém pode ser mais forte que nós, mas as cusquices, além de irrelevantes, são uma perda de tempo e intoxicam o local de trabalho. Nunca te esqueças também do que diz o povo: “Nas costas dos outros vemos as nossas”.

7 – Tem uma atitude positiva face ao desconhecido

Em qualquer posto de trabalho é habitual pensar que a equipa do lado não trabalha tanto como a nossa — ou que tira mais folgas ou as chefias simpatizam mais com eles. Esta forma de pensar é tóxica e acaba por contaminar o teu trabalho e os demais, além de destruir o bom ambiente. O importante é manteres-te otimista, e numa atitude construtiva, sem entrar numa espiral de negativismo.

8 – Responde aos telefonemas e e-mails em tempo útil

O silêncio de uma das partes apenas dificulta o trabalho num todo, por isso, retribuir e responder em tempo útil a telefonemas e a e-mails é uma forma de demonstrar respeito e uma forma de responsabilização. Além de que também uma bela forma de fazer amigos no local de trabalho.

9 – Chega a horas ao trabalho

É sinal de respeito e de compromisso para com os colegas e, em última análise, para com a empresa. É importante garantir que estás presente, mesmo quando isso não significa estar fisicamente, mas contactável.

10 – Sê humilde

Ter uma postura de humildade no trabalho é equivalente a ter uma postura de respeito pelo outro e pela diferença.

Este guia resulta de um artigo publicado pelo Observador. O jornal online compilou alguns conselhos a partir de conversas com Maria Duarte Bello, especialista em coaching e em gestão de imagem, e Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica da Oficina de Psicologia, e da consulta de vários artigos na imprensa internacional, da Forbes à Reader’s Digest, que aqui te apresentamos em versão resumida.

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