O valor da ajuda varia consoante os rendimentos declarados à Segurança Social, nos últimos 12 meses. 
Comentários: 0
Prazo para recibos verdes pedirem apoio por redução de atividade termina hoje
Photo by Charles Deluvio on Unsplash

Os trabalhadores independentes que registem quebras na atividade têm até ao dia de hoje, 15 de abril de 2020, para pedirem o apoio financeiro extraordinário à Segurança Social (SS) incluído no pacote de medidas do Governo para combater a pandemia de Covid-19. O valor da ajuda varia consoante os rendimentos declarados à SS nos últimos 12 meses e é atribuída por um mês, sendo renovável mensalmente até seis meses.

Trata-se de um apoio destinado aos trabalhadores independentes que cumulativamente preencham as seguintes condições: não sejam pensionistas; tenham pago contribuições sociais em, pelo menos, três dos últimos 12 meses; estejam em situação comprovada de paragem total da sua atividade ou do respetivo setor.

No caso dos trabalhadores independentes cuja base de incidência seja inferior a 658,2 euros (1,5 vezes o Indexante dos Apoios Sociais), o valor do apoio é o correspondente a essa base de incidência, com um limite máximo de 438,8 euros, já no caso dos trabalhadores que tenham uma base de incidência superior a esse montante (658,2 euros), o valor do apoio é o equivalente a dois terços do valor referido. O teto é 635 euros.

Os trabalhadores a recibos verdes também podem pedir o diferimento do pagamento das contribuições sociais durante este período.

ACT vai começar a fiscalizar empresas

Por outro lado, hoje é dia da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) arrancar uma ação nacional de fiscalização às empresas. Os inspetores vão trabalhar em equipas de dois, segundo o jornal Público, e irão fazer visitas para avaliar temas como a imposição de gozo de férias, falta de pagamento de salários, precariedade, despedimentos à margem da lei, e se estão a ser cumpridas as normas de Saúde e Segurança no trabalho.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade