Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinco dicas que valem ouro em tempos de pandemia para fazer networking à distância

Mesmo estanto em teletrabalho é possível fazer networking. Fica a saber como, com a ajuda da Adecco.

Chris Montgomery on Unsplash
Chris Montgomery on Unsplash
Autor: Redação

A pandemia mudou – ou parece estar a mudar – a forma como empresas e empregados encaram o mercado laboral. Abriu-se espaço, por exemplo, ao teletrabalho. Disso mesmo já nos tinha dado conta Carla Rebelo, CEO da Adecco em Portugal. “A forma de trabalhar terá de ser repensada pelas empresas de acordo com os seus modelos e especificidade de negócio podendo a aposta seguir no caminho de trabalho mais remoto e possivelmente uma mudança para semanas de trabalho mais curtas”, referiu. A empresa, especialista em recursos humanos, lançou uma espécie de guia no qual dá cinco dicas para fazer um networking remoto bem-sucedido enquanto se trabalha à distância.

“A Covid-19 e a mudança para o trabalho remoto (e a vida remota) fizeram com que as redes profissionais se tornassem completamente virtuais”, refere a Adecco. Este é o teu caso? Então toma nota destes cinco conselhos.

1 – Faz uma lista de pessoas na tua rede

A tua rede é provavelmente muito maior do que pensas. Faz uma lista de antigos colegas, colegas de turma, colegas de equipa, amigos de amigos, etc. que consideras poder revelar-se benéfico alcançar – quer seja pela experiência que têm, pelo seu papel, ou pela empresa para a qual trabalham. Este é o momento ideal para te voltares a conectar com essas pessoas.

2 – Utiliza o LinkedIn

Assim que tiveres a lista concluída, usa-a no LinkedIn. Certifica-te, antes, de que o teu perfil apresenta a melhor versão de si mesmo. Recomendamos que verifiques duas vezes o seguinte: uma fotografia profissional atualizada, o seu título no atual emprego (ou no mais recente), um histórico de emprego preciso e atualizado, e competências relevantes. E não te esqueça de preencher a secção de resumo no topo do teu perfil com uma breve biografia sobre ti.

3 – Junta-te a grupos online

Procurar ex-alunos, indústria, ou grupos de interesse no LinkedIn ou Facebook, ou até mesmo através de uma pesquisa no Google. Além das plataformas de redes sociais, existem agora oportunidades de redes virtuais onde antes os eventos presenciais já transitaram para virtuais. 

4 – Participa em aulas online

Ter uma aula à distância não só é benéfico para o aperfeiçoamento e o avanço da tua carreira, como também pode ser uma grande ferramenta para o trabalho em rede. Conecta-te, depois, às pessoas que virtualmente conheceste nas aulas. 

5 – Programa cafés virtuais

O trabalho à distância não significa que não te possas encontrar virtualmente para tomar café. Agenda com os tes contatos uma videoconferência na qual se possa conversar sobre um tema descontraidamente e com um café ou chávena de chá. As conversas virtuais de café são uma excelente forma de trazer conforto familiar a esta nova forma remota de encontro com as pessoas.

“Seja remota ou presencialmente, o networking profissional consiste em construir e manter relações ao longo do tempo. Seja proativo e não espere até querer encontrar um novo emprego para começar o seu networking. Use este tempo de trabalho e vida à distância para estabelecer ligações significativas que irão durar ao longo da sua carreira e vida”, conclui a Adecco.