
Os últimos dados revelados pelo Eurostat relativos ao uso de computadores e ao acesso à internet por parte dos cidadãos europeus são preocupantes. Apesar do avanço tecnológico verificado nos últimos anos, com a adesão massiva a smartphones e tablets, por exemplo, 17% da população europeia nunca usou um computador. No caso de Portugal, esse número sobre para 27%, ou seja, um quarto dos portugueses nunca mexeu num computador.
“O acesso e uso de novas tecnologias são um aspeto essencial para avançar na sociedade de informação. Nos últimos anos aumentou notavelmente a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, mas há uma parte da população, cada vez menos, que continua sem saber utilizar um computador e não acede, portanto, de forma direta aos conteúdos digitais”, lê-se num relatório do Instituto de Estudios Económicos (IEE), que se apoia em dados do Eurostat – constam no estudo “Computer use: never”.
A situação em Portugal, como podes ver no ranking, é algo crítica, já que o país integra um grupo de quatro nações onde apenas 27% da população já usou um computador. A liderar o ranking encontram-se Roménia e Bulgária (37%) enquanto na ponta oposta estão Dinamarca (2%) e Luxemburgo (3%).

Para poder comentar deves entrar na tua conta