Comentários: 0
Emprego na construção com maior crescimento desde 2011
GTRES

O número de trabalhadores da construção aumentou 5,6%, para 303,7 mil, no primeiro trimestre do ano. Trata-se do “melhor trimestre inicial dos últimos cinco anos” em termos de emprego, revelou a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP).

“O aumento do número de trabalhadores da construção neste período, mais 16 mil, representou 11% do acréscimo do emprego total da economia, o qual evoluiu de forma positiva até março: +3,2%. Verificaram-se, igualmente, sensíveis decréscimos no desemprego (-18,2% em termos homólogos) e na taxa de desemprego, que, ao descer para os 10,1%, atingiu o valor mais baixo desde o início de 2011”, refere a entidade em comunicado.

Segundo a FEPICOP, o dinamismo do mercado imobiliário é visto como o grande responsável pela recuperação da atividade do setor da construção, sendo que o mercado das obras públicas também “tem contribuído positivamente para esse resultado”.

“Até final de abril registaram-se crescimentos assinaláveis nos valores dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, +69% em termos homólogos, bem como nos montantes dos contratos já celebrados, +77% face aos quatro primeiros meses de 2016, ano em que se atingiram valores mínimos de investimento público. Ainda assim, estes sinais de recuperação indiciam que o investimento público poderá vir a acompanhar, já em 2017, a tendência positiva do investimento privado”, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade