Comentários: 0
Adeus crise? Investimento em construção com o maior aumento dos últimos 15 anos
idealista/news

O investimento em construção aumentou no primeiro trimestre deste ano 8,5% face ao período homólogo. Trata-se do maior aumento desde 2002 e o segundo maior desde 2000. Face ao trimestre anterior, o último do ano passado, verificou-se um crescimento de 5%, valor que compara com crescimentos de 0,6% no consumo privado e de 3,1% das exportações.

Segundo o Jornal Económico, que se apoia em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), a evolução também é bastante positiva ao nível do emprego assegurado pelo setor: foram criados 23.045 postos de trabalho nos primeiros três meses do ano.

Para a CPCI, estes indicadores são o reflexo da estabilização da atividade e da capacidade de atração de investimento privado. Reis Campos considera que “este é um momento que tem de ser aproveitado para consolidar o tecido empresarial e a criação de emprego e dinamizar os domínios estratégicos que estão identificados como fundamentais para garantir os níveis de crescimento sustentado que o país necessita”. “À reabilitação urbana, ao investimento estrangeiro em imobiliário nacional e ao investimento empresarial, deve juntar-se o necessário investimento público, que continua a níveis historicamente reduzidos e é essencial para dinamizar o investimento privado”, disse o presidente da entidade, citado pela publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade