Comentários: 0
ACT suspendeu 16 obras e detetou 280 irregularidades no setor da construção
GTRES

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) suspendeu 16 obras no final de maio, na sequência de uma ação inspetiva a nível nacional no setor da construção que visou promover a redução da sinistralidade. A inspeção decorreu entre 22 e 26 de maio e foram acompanhadas mais de 750 empresas em cerca de 330 estaleiros de construção civil. Verificaram-se cerca de 280 irregularidades, relacionadas sobretudo com andaimes e equipamentos de trabalho.

“Por representarem um perigo grave ou probabilidade séria da verificação de lesão da vida, integridade física ou saúde dos trabalhadores, foram suspensos imediatamente 16 trabalhos em curso”, refere a ACT em comunicado.

Segundo a lusa, que cita o documento, foram adotadas cerca de 700 notificações para as empresas aplicarem as medidas necessárias ao efetivo cumprimento das normas legais em matéria de segurança e saúde no trabalho e prevê-se a adoção de cerca de 90 processos de contraordenação.

Nesta ação, que envolveu 184 inspetores, estiveram envolvidos mais de 1.900 trabalhadores, tendo sido detetados 33 trabalhadores não declarados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta