Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Custos de construção de habitação nova voltam a subir 1,6% em outubro

Igor Ovsyannykov/Unsplash
Igor Ovsyannykov/Unsplash
Autor: Redação

O índice de custos de construção de habitação nova manteve em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, uma variação homóloga de 1,6%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para a variação de outubro do índice de custos de construção de habitação nova contribuíram as variações homólogas de 2,1% (pelo terceiro mês consecutivo) do índice de preços do custo de mão de obra e de 0,9% do índice de preços do custo dos materiais.

O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação registou, por sua vez, uma variação homóloga de 1,3% em outubro, taxa superior em 0,1 pontos percentuais (p.p) à observada em setembro. Já o índice da componente produtos subiu 1,1 p.p. face ao mês anterior, para 0,4%. A componente serviços também registou um aumento de 1,6% em outubro.

No mês em análise, todas as regiões do continente apresentaram aumentos nos preços da manutenção e reparação regular da habitação, exceto o Alentejo, que registou uma descida de 0,1% em relação ao observado no período homólogo. A taxa de variação homóloga mais elevada ocorreu na Área Metropolitana de Lisboa (2,2%).