Comentários: 0
Reabilitação do Conservatório Nacional de Lisboa vai custar 9,2 milhões de euros
EMCN © João Vasco

O concurso público internacional para a reabilitação das escolas artísticas de música e de dança do Conservatório Nacional de Lisboa, que estão instaladas no antigo Convento dos Caetanos, será lançado este mês, sendo que o orçamento previsto para a realização das obras é de cerca de 9,2 milhões de euros.

O projeto de de reabilitação foi apresentado esta semana pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, durante uma visita às instalações, escreve a Lusa. Durante as obras, os alunos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCM) vão frequentar a Escola Secundária Marquês de Pombal.

Ao anunciar a requalificação do estabelecimento de ensino instalado no antigo Convento dos Caetanos, um edifício do século XVII localizado no Bairro Alto, António Costa enalteceu a “importância de avançar com estas obras, há muito necessárias”. O chefe de Governo lembrou que “o ensino não existe apenas para formar pessoas para o mercado de trabalho, mas também cidadãos ativos na vida democrática e cultural”.

Entre as obras a realizar está a construção de uma ala inteiramente nova, com mais salas, uma nova cantina e um novo estúdio de dança. Segundo a Lusa, está ainda previsto a criação de um sistema de aquecimento, um sistema elétrico novo, o reforço da estrutura e a manutenção das áreas mais importantes, como os átrios, a biblioteca e o salão nobre.

Há vários anos que a direção das escolas artísticas reclamava obras profundas no edifício, que tem vários problemas de degradação que se acentuam sobretudo no inverno. Problemas esses que têm sido colmatados provisoriamente com intervenções pontuais no edifício.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta