Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Teixeira Duarte passa de prejuízos a lucros com venda de ativos

Photo by Rubens Nguyen on Unsplash
Photo by Rubens Nguyen on Unsplash
Autor: Redação

De prejuízos a lucros. A construtora Teixeira Duarte registou um lucro de 8,02 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, um número que compara com os prejuízos de 2,09 milhões registados no mesmo período de 2018. A melhoria nas contas aconteceu num ano em que a empresa vendeu vários ativos.

“Para além do impacto normal do desenvolvimento da atividade das entidades que integram o Grupo Teixeira Duarte nos seus diferentes mercados de atuação, este indicador foi também influenciado por diferenças de câmbio financeiras desfavoráveis (...) e ainda pelo impacto da posição monetária líquida decorrente da aplicação da IAS 29 às empresas de Angola e da Venezuela”, lê-se no comunicado das contas trimestrais da empresa.

O documento refere ainda proveitos operacionais de 235,9 milhões de euros entre janeiro e marco, menos 5,4% do que no primeiro trimestre do ano passado (249,3 milhões). O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) recuou 25,4% no mesmo período de comparação, de 52,1 milhões de euros para 38,9 milhões.

No ano passado a empresa vendeu vários ativos e renegociou empréstimos com a banca, algo que terá contribuído também para a redução da dívida financeira líquida em 20% para 688,9 milhões de euros, segundo o Jornal de Negócios.